Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Areté – Centro de Estudos Helênicos promove palestra sobre a Arquitetura Pública Bizantina

Com vivencia no Oriente Médio e dez anos em Florença Plinio Freire Gomes abordará em sua palestra a linguagem helenística na arquitetura da cidade conhecida como “Nova Roma”

O Areté – Centro de Estudos Helênicos, na Vila Madalena, em São Paulo, tem por objetivo promover e debates e estudos sobre história, mitologia, dança, arte, literatura grega e helênica. O Núcleo de História realiza no próximo sábado dia 11 de junho das 16h às 18h30 a palestra “Os Palácios de Constantinopla- Arquitetura Pública Bizantina”, ministrada pelo mestre em História pela USP, Plínio Freire Gomes, que viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento. Morou seis anos no Oriente Medio, onde pesquisou sobre arte e cultura islâmica.

A palestra destinada a arquitetos, decoradores e interessados no tema abordará a arquitetura Bizantina em Constantinopla, atual Istambul (Turquia), conhecida na época como “Nova Roma” ou “ Cidade de Ouro”, que se destacou no desenvolvimento da engenharia e de técnicas construtivas arrojadas, tendo sido responsável pela difusão de novas formas e tipologias de cúpulas, que surgiram por volta do século VI. A arquitetura bizantina caracteriza-se fortemente por mosaicos vitrificados e pelos ícones, que eram pinturas sacras feitas normalmente sobre madeira.

Constantinopla foi fundada para se tornar a capital de um vasto império. Suas estruturas, muitas das quais visíveis ainda hoje, são imponentes testemunhos da linguagem arquitetônica helenística. O Hipódromo, o Fórum de Constantino, a Grande Cisterna e a Basílica de Santa Sofia constituem os vestígios de um pensamento urbanístico ousado e suntuoso. Mas os palácios da cidade restam bem menos conhecidos. Ao personificarem a majestade da burocracia e do cerimonial bizantino, tais edifícios moldaram uma visão de mundo centrada na glorificação do poder estatal e marcaram profundamente a história da arquitetura.

Sobre Plinio Freire Gomes

Autor de “Um Herege vai ao Paraíso” (Companhia das Letras, 1997). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento. Viveu também seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna e Centro Universitário Maria Antonia/USP. Organiza viagens culturais, com foco em museus, monumentos e ruínas, em países como Itália, Espanha, Marrocos e Irã.

Sobre o Areté – Centro de Estudos Helênicos

A instituição é uma ONG sem fins lucrativos que tem como objetivo promover estudos helênicos clássicos e contemporâneos nas áreas de filosofia, mitologia, literatura, artes, história, danças, esportes, cinema e cultura em geral, visando refletir sobre a produção cultural e contribuir para o enriquecimento da cultura brasileira. Suas atividades estão voltadas

para a criação de acervos especializados de caráter bibliográfico, filmográfico, icônico e digital, disponíveis a pesquisadores e ao público em geral e à promoção de eventos culturais, simpósios, congressos, workshops, palestras e debates, entre outras atividades, sobre aspectos e história da cultura helênica, suas derivações e influências.

Serviços:

Palestra “Os Palácios de Constantinopla- Arquitetura Pública Bizantina”

Dia 11 de junho das 16h às 18h30

Palestrante: Plinio Freire Gomes

Preço: R$ 30,00

Areté – Centro de Estudos Helênicos

Rua dos Macunis, 495- Vila Madalena| (11) 3032-3939

www.arete.org.br 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.