Brasil, 27 de Setembro de 2016

Coop economiza R$ 1,4 milhão com gasto de energia elétrica

• Escrito por  MP & Rossi Comunicações
  • Publicado em Demais

No ano passado, a Coop – Cooperativa de Consumo implementou uma série de medidas como forma de reduzir os gastos com a energia elétrica. Como resultado, a economia registrada em 2015 – versus o gasto do ano anterior - foi de 9%, impulsionada principalmente pela estratégia de compra de energia elétrica no mercado livre que poupou o desembolso de R$ 1,4 milhão no exercício.

A implantação gradativa de luminárias LED nas unidades também foi outra medida adotada, o que reduziu a fatura mensal em 10%, da mesma forma que a modernização da cadeia de frio alimentar em algumas lojas fez a conta de luz pesar bem menos no orçamento.

Para se ter ideia, o valor da conta da unidade Joaquim Nabuco, em São Bernardo do Campo, baixou em 21% com a instalação de lâmpadas com tecnologia LED , novos sistemas de refrigeração e ar condicionado. “A avaliação dos resultados superou as expectativas, pois nos coloca à frente da concorrência em termos de eficiência energética”, destaca a engenheira Viviane Chicano.

Para este ano, no entanto, a meta é economizar 20% e para isso, até o mês de abril, o número de lojas integradas ao mercado livre saltará de 17 para 24 unidades, sem contar o Centro Administrativo, em Santo André. Será nesse período também que o projeto de iluminação será concluído e a tecnologia LED passa a estar presente em todos os pontos de distribuição, além da modernização da cadeia de frio de outras seis lojas e implantação de novo sistema de ar condicionado.

Estruturado com regras definidas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, o mercado livre é um segmento do setor elétrico onde as operações de compra e venda de energia elétrica ocorrem por meio de contratos livremente negociados entre o comprador e vendedor. Nesse ambiente, a empresa pode escolher de quem quer comprar, quanto necessita de energia para suas operações e pode negociar até o prazo. Diferente do que ocorrem com os consumidores residenciais, sujeitos às tarifas impostas pelas concessionárias.

Sobre a Coop: Atualmente a Coop é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina e ocupa a 13ª posição do ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). São cerca de 5,4 mil colaboradores diretos, 29 unidades de distribuição - 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, além de três postos de combustíveis e 10 drogarias de rua.

Por ser uma cooperativa, seu principal escopo é oferecer os melhores serviços com preços justos, além de reverter benefícios para seus cooperados e comunidade, como a Blitz da Saúde que percorre as unidades fazendo aferição de pressão arterial e teste de glicemia a fim de oferecer um serviço de orientação e informação de saúde aos participantes, além do ciclo de palestras gratuitas; programa de saúde e qualidade de vida por meio do Mexa-se nas unidades; retorno das sobras (lucro), quando ocorrerem; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações para entidades beneficentes onde possui unidades de distribuição.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish