Brasil, 25 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Edifício Pátio Victor Malzoni inaugura primeira horta subterrânea do País em São Paulo

Projeto inédito foi implantado durante a Semana do Meio Ambiente, em plena avenida Faria Lima – uma das mais movimentadas da capital

São Paulo acaba de ganhar a primeira horta subterrânea do País. Localizada em plena Avenida Faria Lima, uma das mais movimentadas da capital, a horta será inaugurada no subsolo do Edifício Pátio Victor Malzoni e se aproveita dos resíduos orgânicos gerados no próprio prédio, transformados em adubo por um sistema de compostagem instalado no local. Projetos semelhantes existem apenas em Londres e Tóquio.

A iniciativa faz parte do programa EcoMalzoni de gerenciamento de resíduos que vem sendo implantado desde outubro de 2015 com o objetivo de diminuir desperdícios e aumentar a conscientização e o envolvimento dos usuários do condomínio para a questão da reciclagem.

“Temos três restaurantes funcionando no prédio, o que acaba gerando uma grande quantidade de lixo orgânico. A compostagem foi a solução encontrada para aproveitar esse resíduo, evitando desperdícios”, diz Flávio Engel, gerente de operações prediais da CBRE – administradora do condomínio.

A produção de adubo com lixo orgânico é uma das frentes do projeto, que tem como mote Transformar Espaços e Pessoas. “O que para muitos é lixo, para nós é matéria prima”, diz o engenheiro agrônomo Rui Signori, da consultoria Arueira Ambiental - que está à frente do programa.

A falta do sol no subsolo do prédio é compensada por lâmpadas de LED especiais, de cor azulada, que não emitem calor, ajudam na fotossíntese e possuem efeito semelhante à da luz do dia. A irrigação é feita por um sistema automático instalado em cada caixote de tempero, além de diariamente um funcionário efetuar a limpeza e borrifar manualmente os condimentos.

Inicialmente a horta produzirá temperos, como hortelã, manjericão, alface, alecrim e tomilho. Depois de colhidos, algumas mudas serão mantidas em um mini expositor refrigerado, semelhante a uma geladeira, onde ficarão disponíveis para usuários e chefes dos três restaurantes do Pátio Victor Malzoni.

Desde sua implantação, o EcoMalzoni conseguiu diminuir significativamente o lixo enviado para aterros sanitários. Só em abril, 18 toneladas de resíduos foram enviadas à reciclagem, contra uma média mensal de 1,3 tonelada antes do início do projeto. Já a produção de adubo – que além de tratar a horta é utilizado nos jardins do prédio - totalizou 4,3 toneladas no mês, resultando em 40% de resíduos destinados corretamente.

Durante o evento, que acontece durante a Semana do Meio Ambiente, também estarão presentes alguns convidados do edifício, como a Tetra Pak que mostrará opções de reciclagens com seus produtos; a Plantario, apresentando um revolucionário eletrodoméstico capaz de cultivar vegetais orgânicos dentro de casa; e a Arsepel Gestão de Resíduos, que falará sobre o que pode ser feito com o lixo reciclável e como destinar de forma adequada os resíduos da indústria e comércio.

Sobre o Edifício Pátio Victor Malzoni

Localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, n° 3.477, é um dos marcos da arquitetura da cidade de São Paulo. É um edifício verde que alia o que há de mais moderno em tecnologia e sustentabilidade com preservação do patrimônio histórico. Suas duas torres se conectam por um pórtico gigante de 30 metros de altura por 45 metros de largura que servem de moldura para uma Casa Bandeirista do século XVIII. Com 20 andares e seis subsolos, o edifício Pátio Victor Malzoni é o prédio com a maior laje corporativa na cidade, 5 mil metros quadrados. Em março, recebeu menção honrosa na categoria Micro e Pequenas Empresas no 11º Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso de Água pelo Projeto EcoMalzoni: Estação de tratamento de água / sistema de reuso.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar

Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese Afrikaans Albanian Arabic Armenian Azerbaijani Basque Belarusian Bengali Bosnian Bulgarian Catalan Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician Georgian German Greek Haitian Creole Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Khmer Korean Lao Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Mongolian Nepali Norwegian Persian Polish Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Somali Spanish Swahili Swedish Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Welsh Yiddish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.