Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Famílias de Paracatu visitam opções de terrenos para a reconstrução da comunidade

As famílias de Paracatu, subdistrito de Mariana impactado pelo rompimento da barragem de Fundão, irão conhecer as três possíveis áreas para reconstrução da comunidade até o dia 18 de junho. Assim como realizado para Bento Rodrigues, os visitantes receberão informações sobre qualidade do solo, geologia, vegetação, cavidades e outras características técnicas estudadas. Também poderão esclarecer dúvidas antes da votação a ser realizada no início de julho.

Os terrenos Joel, Toninho e Lucila estão localizados em um raio de até 5 km da antiga Paracatu e 36 km do centro de Mariana. As áreas foram selecionadas de acordo com os sete critérios estabelecidos pela própria comunidade: abastecimento de água, disponibilidade de energia, proximidade à Paracatu de Baixo, facilidade de acessos, manutenção da vizinhança de Paracatu, acesso à transporte público e relevo-topografia adequada.

A Samarco estudou 24 propriedades. Todo o processo contou com a participação da comunidade que, desde janeiro, participou de 18 encontros temáticos sobre o reassentamento, entre grupos de trabalhos e assembleias com todas as famílias. Além das visitações, a empresa organiza os estudos em diferentes formatos como cartilhas e realidade virtual em vídeo 3D.

Assim que o terreno for escolhido, terá início a discussão sobre o projeto arquitetônico e urbanístico do novo distrito. Nesta fase, a comunidade definirá a localização dos bens públicos, como praça, templos religiosos, escola, posto de saúde e campo de futebol, além de padrões construtivos das moradias.

O próximo passo será o diálogo individual com as famílias para a definição de detalhes como local, estrutura e padrões de acabamento de cada residência. Uma vez fechados os acordos individuais, a expectativa é que os projetos de engenharia fiquem prontos até o fim do ano. A Samarco realizará a entrega do local, conforme assinado no Acordo com os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo, até 2019.

Comunidade de Gesteira

A comunidade de Gesteira, distrito de Barra Longa, também irá conhecer, nos dias 10 e 11 de junho, as áreas onde possivelmente serão reconstruídas as propriedades impactadas pelo rompimen­to da barragem de Fundão. Entre elas igreja, salão paroquial, campo de futebol e 8 casas.

As duas áreas identificadas, denominadas de Fazenda Macacos e Sr. Clécio, estão localizadas próximas à quadra central do distrito, atendendo a um dos critérios estabelecidos pela comunidade.

A previsão é que a votação aconteça até o final de junho, com a participação de todas as famílias.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.