Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

As boas e velhas estantes voltam com tudo

As boas e velhas estantes voltam com tudo

Assim como na moda, as tendências em decoração vão e voltam de tempos em tempos. Seguir os mandamentos dos designers, decoradores ou arquitetos que ditam o que está em alta não é ordem, mas, como normalmente essas tendências vêm acompanhadas de motivos funcionais para que o móveis sejam usados ou sejam banidos da decoração, as dicas acabam sendo amplamente difundidas. Fieis às suas necessidades e com o intuito de criar um ambiente limpo, muitos deixaram de usar as velhas companheiras da sala de estar, as estantes. Em seu lugar, racks, móveis de tamanho reduzido com prateleiras, passaram a abrigar as tvs, home theaters e pequenos objetos decorativos. Uma solução para os que têm que fazer malabarismo para aliar bom gosto e pouco espaço.

Mas a peça do mobiliário que andava um tanto quanto esquecida está de volta com tudo. E o motivo pelo qual as estantes retomaram seu papel de destaque pode ser o mesmo pelo qual foram deixadas de lado nos últimos anos. Antes usada especialmente para receber aparelhos eletrônicos e quinquilharias, foi considerada um desperdício de espaço. Quase que por ironia, hoje, também pelo tamanho reduzido dos imóveis, elas voltaram a ser um dos móveis mais atrativos de uma casa. Isso porque a sua forma de ser usada mudou.

De madeira, aço, vidro ou espelhada, com prateleiras, com nichos ou vazadas, tradicional ou moderna, o móvel agora é considerado ideal para acolher uma diversidade de objetos, transformando um ambiente com inúmeras possibilidades. Assim, apesar de seu tamanho, economiza espaço já que o local que abriga o acervo literário da família é o mesmo que decora o ambiente e assume o papel de vitrine para caixas, fotos, muranos, plantas e peças decorativas em geral.

Para quem quer esse charme extra ocupando ainda menos espaço, existem as estantes de parede, que ao invés de se apoiarem no chão, são afixadas com parafusos na altura em que o morador quiser. Os modelos em cubo e em degrau também são boas opções. Outra ideia é utilizá-las para separar ambientes e até para dar lugar a um jardim vertical, como fizeram as arquitetas Andréia Spessatto e Naira Sá na Sala do Artista da CASA COR Goiás. Posicionada em frente a um espelho, a peça garantiu descontração e requinte na medida certa.

A prova de que elas voltaram para ficar é que na 20ª edição da mostra goiana, as estantes estão presentes inclusive em salas de jantar, varanda e banheiro. O móvel não é mais uma exclusividade das salas de estar. No Lounge, projetado pela arquiteta Carine Rocha, a peça é o ponto alto do ambiente. Fixada em uma superfície coberta por pedras, a estante com prateleiras de madeiras e estrutura de metal, recebe diferentes tipos de objetos decorativos e cumpre a função de auxiliar a construir um ambiente propício para descanso, com suas formas e materiais favorecidos pela estética e harmonia.

No Loft da Fazenda, a arquiteta Mariela Romano também deu destaque a uma estante de madeira desenhada por ela. A biblioteca, idealizada por Cláudia Zuppani, conta com uma peça bem ampla em madeira que comporta livros e objetos coordenados de formas diferenciadas. Também na CASA COR Goiás, as arquitetas Natália Maciel e Rachel Borges evidenciam na Sala de Estudos como a organização de uma estante pode colaborar com uma decoração leve e despojada.

Dicas para explorar o potencial das estantes:

Defina o local para inserir:

Essa escolha pode variar de gosto e estilo. Normalmente é inserida na tradicional sala.
Tem aqueles que querem fugir do normal e optam por utilizar em outros locais como quarto, sala de jantar, cozinha, escritório, ou cantinho da biblioteca. Uma dica importante é sempre tomar cuidado com a decoração do ambiente. É fundamental que o modelo de estante se enquadre no local para ficar bonito e aconchegante.

Como escolher os objetos para compor a estante?

Mesmo sendo resistente, procure não inserir objetos pesados, além de carregar visualmente o local, a estante pode não aguentar tanto peso.
Há uma vasta variedade de objetos que podem ser utilizados, como: livros, bibelôs, caixas decorativas, souvenirs, relógios, porta-retratos, Toy Arts, vasos, miniaturas, quadros no estilo Por Art e até mesmo abajures. Decida o que você quer expor e explore as combinações possíveis!

Estante colorida ou neutra?

Nos ambientes mais informais, como quarto de solteiros e infantis, podem ser utilizadas estantes coloridas, pois transmitem mais alegria e descontração.
Já em locais formais como o escritório, por exemplo, aposte em estantes com cores neutras, como o preto, branco, cinza ou bege. Em locais com decoração rústica, pode-se utilizar a madeira para compor sua estante. Já em ambientes sofisticados no estilo clean, as estantes de vidro são favoráveis.

Sobre a CASA COR

A CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores, e paisagistas. Em 2016, chega à sua 20ª edição em Goiás e com 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e cinco internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador e Bolívia).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.