Brasil, 29 de Setembro de 2016

Mais de 170 mil candidatos realizaram os exames para a certificação do CFA Institute

O exame realizado em junho 2016 apresenta um aumento de 6% no número de candidatos brasileiros que buscam fazer a diferença na área de gestão de investimentos, comparado a cinco anos atrás.

O CFA Institute, associação global de profissionais de gestão de investimentos, anuncia que 172.682 candidatos de 183 países se inscreveram para os exames de certificação profissional do CFA Institute, nível I, II e III, que aconteceram no último fim de semana. Os exames deste ano, administrados no dia 4 de junho em todo o mundo, inclusive no Brasil, apresentam um aumento de 8,5% no número de inscrições, comparados a junho de 2015. No Brasil, foram 1.184 candidatos, elevação de 6% em comparação com cinco anos atrás.

"O nome CFA é um símbolo de distinção na profissão de gestão de investimentos", afirma Paul Smith, CFA, presidente e CEO do CFA Institute. "Esta sigla representa um profundo conhecimento em tudo o que diz respeito a investimento, compromisso ético e a dedicação de sempre colocar os investidores em primeiro lugar. No CFA Institute nós preparamos os futuros profissionais, suprindo-os com as competências técnicas necessárias, além de conhecimento, ética e a compreensão clara do papel da gestão de investimentos na sociedade".

Este crescimento no número de inscrições demonstra a grande demanda por capacitação em investimentos com base ética, além de evidenciar o crescente foco da área de gestão de investimentos na elevação dos padrões do setor, aprimorando o profissionalismo e colocando os interesses dos clientes em primeiro lugar. Há, no Brasil, uma oportunidade para que mais profissionais da área financeira alcancem os mais altos padrões globais.

“Os profissionais de finanças e investimentos do mercado brasileiro têm buscado um nível de qualificação global, que os coloque em pé de igualdade com profissionais do mundo inteiro. Eles têm encontrado na certificação CFA um padrão de excelência educacional e de princípios éticos que os diferenciam no mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que demonstram sua capacidade de discutir mercados e produtos com colegas em âmbito mundial. Hoje no Brasil temos mais de 800 profissionais detentores da certificação CFA”, afirma Mauro Miranda, CFA, presidente da CFA Society Brazil.

Aqueles que passarem nos exames CFA Nível II e III podem se beneficiar de isenções em função de regulamentações locais. Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitiu que os candidatos aprovados no exame CFA Nível II sejam isentos do Exame de conteúdo global. A CVM também isenta os candidatos que forem aprovados no exame CFA Nível III dos requisitos de conhecimentos e competências necessários para o registro como administrador de carteiras de valores mobiliários.

O número de inscrições para a rodada de exame deste ano (dezembro de 2015 a junho 2016) totalizou 245 mil inscritos. Regionalmente, a Ásia-Pacífico continua a ser a maior fonte de candidatos, com 77.510 inscritos para o exame de junho de 2016, representando 45% do total. As Américas apresentaram 57.363 candidatos, 33% do total e 37.809 candidatos vieram da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), representando 22% do total de inscrições.

O CFA Institute tem atualmente mais de 132 mil charterholders – profissionais certificados pelo CFA Institute – em todo o mundo, trabalhando nas empresas mais proeminentes do setor, incluindo JP Morgan Chase, PwC, HSBC e State Street. Os empregadores sabem que, ao contratarem profissionais certificados, estarão reforçando suas equipes com colaboradores que oferecem um conhecimento profundo sobre as necessidades dos clientes e a capacidade de adaptação e implementação de soluções específicas sob-medida.

O Programa CFA é de autoaprendizagem e é considerado o programa de certificação profissional mais rigoroso do setor de investimentos. O currículo do Programa CFA é fundamentado no exercício da profissão de analista de investimentos e é metodicamente atualizado com informações, competências e habilidades relevantes à profissão. O processo de exame de três níveis abrange temas como ética e padrões de conduta profissional, métodos quantitativos, economia, análise de relatórios financeiros, finanças corporativas, ferramentas de investimento, classes de ativos, gestão de carteiras e gestão de patrimônio.

Cada nível do Programa CFA oferece um conjunto específico de habilidades:

Nível I - foca em ferramentas de investimento e os fundamentos de negócios, oferecendo aos candidatos o conhecimento e a compreensão necessária.

Nível II - foca em classes de ativos, incluindo investimentos de capital, renda fixa, derivativos e investimentos alternativos, enfatizando a capacidade dos candidatos em aplicação e análise.

Nível III - foca em gestão de carteiras de investimento e gestão de patrimônio, exigindo que os candidatos demonstrem competência em síntese e avaliação, além de tomada de decisões de investimento.

Saiba mais sobre o Programa CFA e como ele pode ajudar os profissionais de investimento a alcançarem a excelência profissional e uma carreira de sucesso.

Sobre o CFA Society Brazil

A CFA Society Brazil é parte de uma rede de 148 CFA Societies localizadas em 70 países. No Brasil são mais de 750 membros, em nove estados (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO, DF, PE e PB), que atuam em diferentes segmentos do mercado financeiro, tais como bancos de investimento, private banking, corretoras, gestoras de recursos, boutiques de M&A, firmas de private equity, family offices, agências de classificação de risco, provedores de informações financeiras e outras empresas do setor.

Sobre CFA Institute

O CFA Institute é uma associação global de profissionais de investimento que define o padrão de excelência e credenciais profissionais. A organização é um campeão para o comportamento ético nos mercados de investimento e uma fonte de conhecimento respeitado na comunidade financeira global. O objetivo final: para criar um ambiente onde os interesses dos investidores vêm em primeiro lugar, os mercados funcionam no seu melhor, e as economias crescem. CFA Institute tem mais de 136,600 membros em 145 países e territórios, incluindo 139,256 charterholders CFA, e 147 membros sociedades. Para obter mais informações, visite www.cfainstitute.org.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish