Brasil, 24 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Histórias do Samba

Obra aborda desde João da Baiana e Cartola a Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz

O samba é um dos gêneros mais populares do país e se transformou, ao longo dos anos, em identidade nacional. Grandes músicos e compositores foram responsáveis por popularizar esse ritmo, tais como Noel Rosa, João da Baiana, Cartola, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. No exterior, o samba é reconhecido e valorizado como símbolo brasileiro, assim como o futebol e o carnaval.

Para contar tudo sobre a trajetória desse estilo musical, a origem, as curiosidades e os personagens mais marcantes, Marcos Alvito acaba de lançar o livro “Histórias do Samba – De João da Baiana a Zeca Pagodinho” (Matrix Editora). De maneira leve e bem-humorada, a obra tem como objetivo traduzir para o papel o espírito do samba.

Segundo o autor, o livro é um agradável passeio pelo universo do samba e contém boas surpresas. “O leitor vai conhecer um pouco da vida de grandes nomes do gênero, por meio de histórias românticas, tristes e engraçadas. Além disso, entre uma narrativa e outra, descobrirá como foram compostas algumas letras consagradas e qual a origem dos instrumentos utilizados pelos sambistas”, explica.

Com uma linguagem envolvente, o livro possui cem histórias variadas, que podem ser lidas da maneira como o leitor preferir, pois não estão em ordem cronológica. “Muitos sambas são na verdade crônicas do cotidiano. Eles nascem de conversas, de diálogos, daí a importância das parcerias para os sambistas: é preciso haver troca de ideias para haver samba”, garante o autor.

Alvito observa, ainda, que é possível delinear a alma do samba a partir da vivência dos sambistas e ressalta o poder social da música: “O samba é capaz de rir dos problemas ao mesmo tempo em que os aponta e de transformar a dor em alegria”, finaliza.

Sobre o autor:

Carioca de Botafogo, Marcos Alvito é doutor em antropologia pela USP e professor do Departamento de História da UFF desde o longínquo ano de 1984. Nos últimos anos tem se dedicado a pesquisar dois temas bem brasileiros: o futebol e o samba. É um zagueiro perna de pau, mas sabe bater um pandeiro, adora uma roda de samba e de vez em quando faz um sambinha. Histórias do samba é o seu sexto livro.

Sobre a Matrix Editora:

Em seu catálogo de autores constam nomes como Millôr Fernandes e Steve Martin, além de best-sellers como “Proibido para Maiores” e “Mothern – Manual da mãe moderna”.

“Histórias do Samba – De João da Baiana a Zeca Pagodinho”

133 páginas

R$ 29,90

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar

Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese Afrikaans Albanian Arabic Armenian Azerbaijani Basque Belarusian Bengali Bosnian Bulgarian Catalan Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician Georgian German Greek Haitian Creole Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Khmer Korean Lao Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Mongolian Nepali Norwegian Persian Polish Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Somali Spanish Swahili Swedish Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Welsh Yiddish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.