Brasil, 25 de Setembro de 2016

Dia Mundial do Meio Ambiente: 5 motivos para realizar o descarte e consumo sustentável

• Escrito por  Virta Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais

Dar o destino certo a todo lixo produzido diariamente não é tarefa simples. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgados em 2015, apenas 3% de todo o lixo produzido no Brasil é reciclado e resíduos de, pelo menos 80 milhões de brasileiros, vão para lixões ou aterros irregulares.

No próximo domingo, 5, é o dia Mundial do Meio Ambiente e nada melhor do que usar a data para dar o destino correto a mobília antiga ou aos eletroeletrônicos que já não são mais utilizados.

Para tornar a ação uma tarefa simples, a Allianz Seguros, em parceria com a Ecoassist, disponibiliza para seus clientes dos produtos empresarial PME, residencial e condomínio serviços de Descarte Ecológico e Consultoria Sustentável. Desde o início da parceria, em 2012, já foram recolhidas 340 toneladas de móveis, eletroeletrônicos e entulhos em empresas, casas e apartamentos de todo o Brasil.

1 - Garanta espaço em casa e ajude outras pessoas

Ganhar espaço em um dos cômodos da casa e se desfazer de um objeto antigo está sempre na lista de tarefas. Após recolher a mobília ou eletrodoméstico, a Allianz avalia se o material será desmontado para reciclagem ou poderá ser doado para instituições assistenciais cadastradas.

2 - Não descarte notebooks, computadores, celulares e tablets em lixo comum

Eletroeletrônicos têm metais pesados em sua composição, como chumbo, mercúrio, cádmio, arsênio etc. Se jogados no lixo comum podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. A Allianz recolhe esses utensílios e os que não puderem ser reutilizados são descaracterizados, os seus componentes separados por tipo e categoria e retornam à cadeia produtiva como matéria-prima ou subprodutos. Os materiais que não tiverem essa possibilidade são enviados a aterros sanitários controlados ou para co-processamento.

3 - Economize energia e água

O Brasil e alguns países estão enfrentando um período de seca e economizar água e energia, além de aliviar as contas no final do mês, também significa contribuir para a preservação do meio ambiente. Para ajudar empresas, famílias e condomínios, o segurado Allianz conta com uma consultoria especializada, com orientações e dicas para o consumo consciente desses recursos, gerando assim, um potencial real de redução de gastos. Segundo dados da seguradora, foi possível registrar economia de 50 mil m³ de água e 750 mil kWh de energia elétrica, até abril de 2016.

4 - Previna-se!

O país está em alerta devido à epidemia do mosquito Aedes aegypti que pode transmitir dengue, zika e a febre chikungunya. Por isso, é necessário cuidado redobrado com objetos que não são mais utilizados e ficam em áreas externas como, varanda, garagem e quintal.

5 - O melhor de tudo? É gratuito e certificado!

O serviço é totalmente gratuito. Os segurados dos produtos empresarial PME, residencial e condomínio podem solicitar o serviço tanto por e-mail quanto por telefone para atender a demanda da sua empresa ou residência. E ao final recebe um certificado garantindo que o material foi destinado de forma ambientalmente adequada.

Seguir

SEGS NO SEU IDIOMA::