Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Auditoria interna e a transição do país

  • Escrito por  Amanajé Comunicação - Assessoria de Imprensa
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

O momento histórico vivido pelas instituições brasileiras tem impulsionado a necessidade de investimento, cada vez mais urgente, das organizações públicas e privadas no fortalecimento de suas governanças corporativas. Nesse cenário, a atuação do auditor interno tem sido fundamental para a transparência dos processos

O Brasil passa por um momento de transição. Além das revelações de desvios de condutas e das discussões por um país mais ético, números, processos e relatórios estão sendo explicitados para que a nação tenha real dimensão dos desafios que teremos que enfrentar daqui para frente.

Esses dados são avaliados diariamente por auditores que identificam fragilidades de controles internos, possíveis desvios, fraudes, ilicitudes e que colaboram efetivamente no combate à corrupção do país ao recomendarem ações que possam corrigir rumos e, até mesmo, recuperar a saúde financeira das organizações.

Segundo André Marini, presidente do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil, o papel moderno desses profissionais é o de fazer uma avaliação completa para mostrar ao comando das empresas qual a situação real e quais decisões podem ser tomadas. “Tem sido enorme a valorização do auditor interno no mundo, pois além de trazer as discussões contábeis, financeiras e de gestão com total transparência, ele tem condições técnicas de indicar ferramentas e soluções que fortalecerão as estruturas de governança das instituições. E o mercado já compreendeu que esses recursos são compulsórios para quem aposta na longevidade de seus negócios”, explica.

No momento de transição de uma nação é crucial que o auditor interno atue com total independência seja na esfera pública ou privada. Na mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Global de Auditoria Interna – The IIA – destacou-se que 86% dos auditores internos ouvidos em todos os continentes, afirmam que pretendem continuar na área por no mínimo cinco anos. No Brasil, o patamar é de 80%, em linha com os resultados globais. Os dados refletem perspectivas positivas eotimistas quanto à carreira.

O IIA Brasil tem contribuído com a promoção de cursos, seminários e na gestão das certificações internacionais, essenciais na formação de um auditor interno, a fim de estimular conceitos técnicos e valores de conduta ética para que o profissional do setor torne-se também agente nocombate à corrupção. “Estamos empenhados no processo de ampliar as fontes de conhecimento, com o intuito de gerar subsídios para que o auditor atue de acordo com as normais globais da profissão. Com auditores mais capacitados,certamente combateremos a corrupção de frente e teremos um país mais ético”, prevê Marini.

Além da organização do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, que acontece em setembro na capital paulista, com expectativas de quebra de recorde em participação, o Instituto tem colaborado com apoio técnico na capacitação de profissionais que atuam em órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). São instituições consolidadas que merecem o apoio e o respeito da sociedade pelo trabalho que revela aos brasileiros a importância das atividades de auditoria em um país.

Sobre o IIA Brasil

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil, chamado anteriormente de Audibra, completou 55 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors – IIA Global, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros Institutos como o IIA de Angola. No Brasil a entidade coordena todo o processo de obtenção decertificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e congressos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish