Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

ABB exibe portfólio de robôs e sistemas elétricos para o setor de alimentos e bebidas

Companhia está presente em toda a cadeia produtiva com soluções que atendem desde o fornecimento confiável de energia até o empacotamento no fim da linha de produção

A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, vai exibir na 32.ª edição da Feira Internacional de Processos, Embalagens e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas (Fispal Tecnologia) seus principais destaques na área de robótica, como a célula-padrão de encaixotamento RacerPack e o Yumi, primeiro robô colaborativo do mundo. Além de motores, geradores, inversores, produtos de eletrificação e o portfólio de sistemas elétricos Thomas&Betts. O evento será realizado entre os dias 14 e 17 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista.

Os fabricantes e fornecedores do setor de alimentos e bebidas buscam soluções que proporcionem segurança e alta qualidade de forma sustentável e eficiente. A ABB conta com amplo portfólio de soluções para aumento de produtividade e higiene, implementação de soluções de rastreabilidade, além da manutenção de uma cadeia de refrigeração ininterrupta e melhorias de eficiência energética e otimização do uso da água.

De acordo com Marcelo Palavani, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da área de Alimentos e Bebidas, a ABB disponibiliza soluções que atendem desde o fornecimento confiável de energia até soluções para empacotamento no fim da linha de produção. “Trabalhamos em conjunto com nossos clientes para desenvolver produtos, serviços e soluções personalizadas para ajudá-los a padronizar seus processos, aumentar a confiabilidade dos equipamentos em ambientes extremos, reduzir o desperdício no enchimento e na dosagem, implementar soluções de segurança e controle de alimentos, garantir um fornecimento de energia confiável e seguro e simplificar as cadeias de suprimento”, diz.

Os visitantes poderão conferir soluções inovadores como:

RacerPack – Célula-padrão de encaixotamento compacta e de fácil instalação. Desenvolvida para encaixotar embalagens do tipo flowpack, como as utilizadas em picolés e barras de chocolate. Com um robô modelo IRB 360, também conhecido como Flexpicker ou Robô-Aranha, foi dimensionada para trabalhar em alta velocidade, em que um único equipamento pode atender mais de uma linha de produção. Diferentemente do que se fazia no passado, quando eram utilizados sistemas de visão para identificar os produtos a ser encaixotados, esse novo conceito associa velocidade e capacidade de carga em produtos indexados por esteiras taliscadas. Essa solução atende com agilidade e eficiência a indústria de alimentos. O RacerPack é um caso de sucesso na ABB em diversos países, onde já foram vendidas e instaladas mais de 150 unidades.

YuMi – Lançamento global da companhia, é o primeiro robô industrial de dois braços colaborativo do mundo. Sua principal característica é trabalhar conjuntamente com humanos na realização de processos, com máxima segurança. Foi projetado para atender a necessidades específicas de alta precisão e pode ser aplicado em diversos setores industriais. Seus dois braços e mãos flexíveis com pinças hábeis possibilitam sensível retorno de controle de força e recursos de segurança integrados. É capaz de conduzir a montagem de pequenos artefatos, como alimentadores de peças flexíveis e sensores de controle de força, e também está apto a encaixar diversas peças e montar uma grande variedade de equipamentos. Pode manusear tudo, desde peças delicadas e precisas como as de um relógio de pulso mecânico até componentes usados em celulares, tablets e PCs. Com sensibilidade aguçada, se o YuMi sentir um impacto inesperado, como por exemplo uma colisão com um parceiro de trabalho, ele pode pausar seus movimentos em questão de segundos, e a operação ser reiniciada com muita agilidade.

Inversor de frequência ACS380 – Lançamento mundial da nova família de inversores de frequência ABB. Desenvolvido para máquinas de aplicações de torque constante como misturador/batedeira, fornos, máquinas de cortes, transportadores e máquinas de embalagem. O ACS380 pode facilmente ser integrado às máquinas, possui um controle preciso do motor, suporta diferentes tecnologias de motores, como, motores assíncronos, motores de ímas permanentes e motores de relutância síncronos.

A programação adaptativa oferece uma alternativa fácil para necessidades de programação. Combinação de funções com blocos sequenciais permitem uma boa flexibilidade sem aumentar a complexidade. O ACS380 faz parte da nova arquitetura de produtos ABB “Totalmente Compatível”, onde já temos o ACS580 e ACS880.

Motor SynRM - Solução com nível de eficiência IE4, de 5,5 kW, 3.000 RPM, juntamente com o inversor de frequência ACS880 da ABB, oferece mais eficiência ante motores e acionamentos de indução CA padrão. Proporciona a redução do ruído no ambiente de produção e representa um indicador motivacional para a equipe. Esse modelo pode ter sua carcaça até duas vezes menor que a de um motor de indução convencional.

Motor SSE Super-E Stainles Steel – Indicado para aplicações de processamento de alimentos, embalagens, ambientes corrosivos e outras que expõem o motor a lavagem de alta pressão. Motor em aço inoxidável em toda a extensão. Indicado para aplicações severas que exijam lavagens constantes e repetitivas com jatos de água em alta pressão. Desenvolvido com o mais alto padrão de qualidade de vedação de mancais e selos, em total conformidade com os mais rigorosos padrões de higiene da indústria alimentícia.

Produtos para a proteção de energia – Consiste em uma gama de modelos de UPS e condicionadores de energia que protegem as instalações contra os distúrbios da rede elétrica, com a garantia para manter os processos em continuidade de operação.

Painel certificado System Pro E Power – Solução em quadros de distribuição com corrente nominal até 6300A e curto-circuito até 120kA. Oferecem classes de proteção para todos os tipos de aplicações, ou seja, a partir de IP30 para IP65. Projetado para atender facilmente a todos os requisitos de instalação elétrica em termos de grau de proteção e de acordo com as mais recentes normas internacionais. Entre suas principais características, destacam-se a flexibilidade – praticidade na utilização e poucas peças e códigos, o que possibilita múltiplas configurações. Sua estrutura rígida e simplificada resulta em uma solução compacta e econômica.

Disjuntor Emax 2 – Foi desenvolvido para atender diversos setores industriais e é adequado para aplicação nas instalações brasileiras e se enquadra nos padrões mundiais de qualidade e tecnologia. Entre as vantagens que o produto oferece destacam-se a exclusiva função Power Controller, que monitora e controla o consumo de potência da planta de baixa tensão, com chaveamento de até 15 cargas. Ela permite a redução de custos do gerenciamento de energia sem a necessidade de utilizar sistemas de monitoramento adicionais. Outra vantagem é a capacidade de comunicação nativa em diversos protocolos diferentes como o Modbus RTU, Profibus, DeviceNet, Modbus TCP, Profinet e Ethernet/IP. É o único modelo do mercado em baixa tensão com o protocolo IEC61850 nativo, que elimina a necessidade de utilização de complexos conversores de protocolos.

Sistema elétricos Thomas & Betts – Proporcionam o aumento da eficiência total do equipamento, prolongam a vida útil do sistema elétrico em até 300%, diminuem a transição do sistema elétrico e os tempos de parada de 40% a 50%, aumentam a segurança dos alimentos, pois reduzem a contaminação do produto, e proporcionam um local de trabalho seguro para os funcionários.

A ABB também dispõe de um amplo portfólio de serviços personalizados que incluem atividades de instalação, comissionamento, manutenção preditiva e preventiva em equipamentos industriais das áreas elétrica e de automação, que também podem ser realizadas diretamente na planta do cliente. Os serviços proporcionam máximo desempenho, auxiliam na melhoria de produtividade e redução de custos, consumos energéticos e emissões.

Sobre a ABB

A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhora de seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países, emprega em torno de 135.000 funcionários e mantém compromisso com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar em que faz negócios.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.