Brasil, 29 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Indústria é reconhecida por atuar com boas práticas de meio ambiente

Governo de Mato Grosso concede Selo Verde à Votorantim Cimentos

Fábrica de Nobres obtém certificação após inspeção da Secretaria de Estado de Meio Ambiente

Empresas que têm o cuidado com o meio ambiente inserido nas crenças e valores do negócio e sustentam seu comprometimento com medidas práticas e sólidas, recebem o reconhecimento de órgãos oficiais e conquistam a comprovação de que as ações que desenvolvem contribuem, de forma consistente, para a preservação dos recursos naturais, da fauna e da flora. Além da credibilidade, essas empresas se tornam exemplo para que seus colaboradores e a comunidade também se engajem para melhorar o ambiente em que trabalham e vivem. Realidade da Votorantim Cimentos de Nobres (MT), que acaba de obter o Selo Verde concedido pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

Para ser certificada, a empresa participou de inspeção realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que avaliou se o sistema de gestão ambiental implementado pela fábrica é executado de acordo com a Lei Estadual nº 8.397, de 20 de dezembro de 2005, que institui o Selo Verde. Na vistoria, realizada em maio de 2016, foi verificada a licença ambiental da fábrica, avaliados os processos de produção e operação, sistemas de controle ambiental, o consumo de água e de energia elétrica, o controle de vetores e pragas, além da gestão de materiais, resíduos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas, entre outros quesitos.

Com esta certificação, a fábrica poderá utilizar o Selo Verde nas embalagens de seus produtos e em campanhas. O assessor de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos de Nobres, André Coutinho de O. Castro, disse que o bom resultado alcançado pela fábrica para obter o Selo Verde injeta ainda mais ânimo e confiança na empresa, impulsionando a busca por outras importantes certificações. “Além da preocupação em atuar com boas práticas sustentáveis, procuramos sempre viabilizar soluções inovadoras. Com o trabalho que temos feito ao longo dos anos, chegamos a um ponto de amadurecimento que nos permite buscar e superar novos desafios. Por isso, vamos concentrar esforços para obter a ISO 14001, que é uma certificação concedida às empresas que possuem sistemas de gestão ambiental adequadas à norma internacional”, ressaltou.

A entrega do Selo está marcada para o dia 6 de junho, em uma solenidade que será promovida no auditório Cloves Vettorato, da Casa Civil de Cuiabá, a partir das 8 horas. O gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Nobres, Orlando Araujo Silva, diz que com a conquista do Selo a empresa assume uma responsabilidade ainda maior perante o mercado e a sociedade. “Estávamos confiantes que obteríamos o selo porque o nosso trabalho tem sido feito sempre embasado no sistema de gestão ambiental e nos valores que a Votorantim Cimentos perpetua para que todas as suas unidades atuem com práticas sustentáveis. A conquista, portanto, é de todos, e isso é uma satisfação para nós que estamos empenhados no compromisso de fazer parte das constantes evoluções da empresa”, disse.

Semana do Meio Ambiente – Junto à conquista do Selo Verde do Governo de Mato Grosso, a Votorantim Cimentos de Nobres preparou atividades educativas para sensibilizar a comunidade local para a preservação do meio ambiente e conservação dos recursos naturais. No dia 2 de junho, a fábrica promoverá a palestra “O legado que queremos deixar”, no Centro Educacional Cooperativo (CEC). A palestra será realizada no turno da manhã para aproximadamente 100 crianças do ensino fundamental e ensino médio. A mesma palestra será realizada no turno da tarde no município de Rosário do Oeste para alunos da Escola Estadual Professora Elizabet Evangelista Pereira. Já no dia 3 de junho, a palestra será promovida para os empregados da Votorantim Cimentos, incluindo um almoço especial. As atividades fazem parte das ações da empresa em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho).

Em operação desde 1991, a Votorantim Cimentos de Nobres produz cimento da marca Itaú (1,2 milhão de toneladas do produto por ano), calcário e argila (matérias-primas), clínquer (base do cimento) e calcário agrícola. A unidade passou por expansão em 2008 e hoje emprega 160 trabalhadores diretos. Seu processo produtivo reduz significativamente as emissões de CO2, por meio do incremento de diferentes insumos para a formulação do cimento. O principal insumo é a argila pozolânica, matéria-prima que não provoca emissão de CO2 pela calcinação do calcário. Ao adicionar parte desse insumo na fabricação do cimento, há redução de mais de 50% das emissões de CO2 na atmosfera.

Além de operar de forma ecoeficiente, a Votorantim Cimentos desenvolve ações de preservação ambiental que beneficiam a comunidade local, como a conservação de 296 hectares de vegetação nativa, área nomeada como Reserva Natural Cachoeira do Tombador, que recebeu do Órgão Ambiental do Estado de Mato Grosso (Sema) o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O espaço tem extrema importância e relevância para a preservação dos biomas de Cerrado e de transição amazônica, pois faz corredor ecológico com outra unidade de conservação, com mais de 77 mil hectares, a Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Paraguai.

A Votorantim Cimentos de Nobres realiza ainda iniciativas em outras áreas, já que a empresa também busca promover o desenvolvimento socioeconômico do município. Entre os programas realizados, está o de Qualificação de ONGs Locais, que visa fortalecer organizações sociais locais para proposição e gestão futura de projetos, e o Apoio à Gestão Pública, que visa oferecer suporte às medidas implementadas no município na área de saúde pública.

A fábrica também realiza projetos por meio do Programa ReDes. Promovido em parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ReDes tem como objetivo contribuir para o crescimento sustentável de municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de negócios ligados a cooperativas e associações. Em Nobres, o ReDes já apoiou a reforma da Casa do Artesanato (Anca) e, em 2016, contribui com a construção de um ateliê para as associadas ampliarem suas produções. A Associação da Agricultura Familiar Sustentável Policultura (Ceiba), localizada no município de Diamantino, também recebe apoio do ReDes em um projeto que visa resgatar o sistema de policultura entre os agricultores locais.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.