Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

CPFL Energia lança simulador treinamento virtual em subestações

Equipamento desenvolvido com o Instituto Eldorado trará mais segurança nos treinamentos e melhora e aperfeiçoamento para os eletricistas

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, lançou hoje um simulador de treinamento virtual em subestações. A tecnologia foi desenvolvida em uma pesquisa realizada nos últimos dois anos, feita pela Universidade Corporativa e pela Diretoria de Estratégia e Inovação do Grupo e pelo Instituto Eldorado. A partir de agora, o equipamento está à disposição para treinamento e reciclagem dos eletricistas da CPFL.

A metodologia do treinamento utiliza óculos de realidade virtual que coloca o profissional dentro de um modelo de subestação das distribuidoras da CPFL Energia. Neste ambiente 3D, o eletricista realizará tarefas de operação e manutenção tal qual em um ambiente que encontraria na realidade. A intenção do novo treinamento é aumentar tanto a segurança quanto a sua efetividade.

Uma das grandes inovações deste projeto de Pesquisa e Desenvolvimento é a utilização de sensores biométricos para medir as reações biológicas e o nível de estresse do colaborador diante de situações de risco. "A coleta dessas informações torna mais visível às necessidades individuais de aperfeiçoamento para a execução de tarefas mais complexas", explica Luiz Thomé diretor de Gestão de Pessoas e Performance da CPFL Energia, Luiz Thomé.

O simulador conta com 20 tarefas diferentes, entre as operações básicas e de emergência. Durante o treinamento é possível simular passos de segurança, checar uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ainda alterar condições climáticas e de tempo. "É altamente complexa a tarefa de realizar simulações reais em subestações sem colocar em risco a segurança do colaborador ou o fornecimento de energia. Por isso, essa tecnologia será muito importante para nossos eletricistas. Ela nos ajudará a manter a vocação da CPFL Energia em desenvolver profissionais capacitados para o setor elétrico", complementa o executivo.

As oito distribuidoras da CPFL Energia dispõem atualmente de 496 subestações nos Estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul. Sem elas, a distribuição da energia gerada nas usinas para as residências, indústrias de comércio não seria possível. Quando gerada, a energia carrega uma tensão muito maior do que capacidade das redes elétricas dos consumidores. A subestação é a estrutura que rebaixa a tensão da energia para que ela possa ser distribuída com segurança nas cidades, abastecendo milhares de consumidores.

Ao longo de seu desenvolvimento, o equipamento modelo foi testado por eletricistas da distribuidora CPFL Paulista, em Campinas, ajudando a melhorar o projeto em sua fase final. O projeto foi financiado com os recursos do Programa de P&D da ANEEL. A partir de agora, o novo treinamento desenvolvido com o simulador será apresentado à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e irá compor o portfólio da Universidade Corporativa da CPFL Energia, que, com sete anos de atuação no Grupo, já ofereceu treinamento para aproximadamente 80 mil pessoas. O treinamento de subestações com o simulador estará disponível em módulos fixos em Campinas, Ribeirão Preto, em São Paulo, e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, além de um aparelho móvel para reciclagem dos colaboradores da CPFL Paulista, CPFL Piratininga, RGE, CPFL Santa Crua, CPFL Sul Paulista, CPFL Leste Paulista, CPFL Mococa e CPFL Jaguari.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.