Brasil, 29 de Setembro de 2016

General Shopping poupa 5 milhões de metros cúbicos de água por ano

Resultado foi obtido pelos shoppings do grupo nos últimos 4 anos graças ao Plano de Gerenciamento de Resíduos.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a General Shopping Brasil tem bons motivos para comemorar. Mais de 26 mil árvores foram poupadas com a reciclagem de papelão, o que equivale a aproximadamente 3 parques do Ibirapuera, e a reciclagem de uma quantidade de metal suficiente para produzir 43 carros populares. Estes são apenas alguns dos números obtidos no ano passado pela General Shopping Brasil, uma das principais empresas do setor de shopping centers do país, por meio do seu programa de Gestão Ambiental.

Os resultados obtidos foram possíveis graças à implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos, que surgiu a partir da preocupação da empresa em dar uma destinação correta aos materiais e ajudar o meio ambiente. A quantidade de plástico reciclado em 2015, por exemplo, equivale ao peso de 85 tubarões brancos. Já a reciclagem de vidro representa o peso de 4 rinocerontes.

Economia de água

A General Shopping ainda mantém outras iniciativas para a economia dos recursos naturais. Em plena crise hídrica, por exemplo, a empresa incentiva o consumo consciente de água através de campanhas e investimento em infra estrutura, a empresa instalou em todos seus empreendimentos redutores de vazão e torneiras temporárias. Preocupada com o consumo consciente a empresa ainda mantém medidas de controle e verificação diária do consumo de água e manutenção preventiva da rede.

Em 2008, muito antes da escassez de água, o grupo implantou sua primeira ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), permitindo o reuso de água nos vasos sanitários e torres de resfriamento do ar condicionado em 7 de seus empreendimentos.

Óleo vegetal

Outra ação importante refere-se ao descarte do óleo vegetal gerado pelos restaurantes. A empresa exige mensalmente dos lojistas comprovantes de descarte adequado de óleo utilizado em suas cozinhas. Só com a reciclagem de óleo vegetal em 2015, foram poupados mais de 5.000.000m³ de água, o suficiente para abastecer em torno de 50 mil casas por 1 ano.

Em 9 de seus shoppings, a General Shopping conta com PEV – Ponto de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis, que foram implantados em parceria com a Tetra Pak. Esta parceria ainda permitiu a realização de peças teatrais educativas com o objetivo de mostrar às crianças como funciona uma cooperativa de material reciclável e a importância da separação dos materiais que podem ser reaproveitados.

Resíduos orgânicos

A destinação dos resíduos orgânicos também é tida com uma importante conquista. O processo é considerado complexo, pois exige conscientização da equipe da limpeza para a separação dos resíduos das bandejas da praça de alimentação. A quantidade de resíduos orgânicos enviados para compostagem aumentou 77% em 2015. A meta da empresa, no entanto, é que todos os seus empreendimentos enviem os resíduos orgânicos para compostagem como forma de gerar o menor impacto ambiental possível. No último ano, a companhia enviou para compostagem o equivalente à aproximadamente 64 toneladas de adubo.

O engajamento de pessoas também é parte fundamental do trabalho da General Shopping Brasil. Em 2014, foram cerca de 30 mil pessoas envolvidas com ações ligadas ao tema de responsabilidade socioambiental. Em 2015, esse número foi ainda maior, e chegou a mais de 42 mil. As ações envolvem os temas de saúde e bem estar, com palestras e dicas para cuidados com a saúde. Outros eventos relevantes são: feira de adoção de animais, teatro infantil de graça para crianças, ações com dicas de meio ambiente, e etc.

Sobre a General Shopping Brasil

A General Shopping Brasil está entre as líderes no mercado brasileiro de shopping centers, com 363,5 mil m² de ABL Total. Possui 17 shoppings centers em operação, nos quais detém uma participação proporcional média de 71,8 %, totalizando 261,0 mil m² ABL Própria.

Os Shopping Centers da General Shopping estão estrategicamente concentrados nas Regiões Sudeste e Sul do País, que respondem por 70,5% do PIB Nacional, segundo dados do IBGE 2012. Com abrangência nacional, os Outlets Premium estão localizados nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, liderando o segmento brasileiro de Outlets.

Pioneira na introdução do conceito Outlet no mercado brasileiro, a General Shopping também é reconhecida pela diversidade dos seus empreendimentos e a proximidade que mantém com seus lojistas.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish