Brasil, 1 de Outubro de 2016

Confira dicas para acertar na compra do seu toca-discos

Mesmo com todos os progressos tecnológicos e um considerável avanço das máquinas de reprodução de música, muitas pessoas ainda se sentem atraídas pelos encantos dos vinis. Principal equipamento utilizado durante muitos anos, o toca-discos está voltando com tudo e vem conquistando cada vez mais fãs e adeptos em todo o mundo.

Após 20 anos de domínio quase absoluto dos CDs, os toca-discos voltaram à moda. Hoje, os famosos bolachões, como são chamados os discos de vinil, convivem lado a lado com os CDs nas prateleiras de lojas especializadas em música. Com todo o seu charme e encanto, é difícil não se render aos toca-discos - e a procura por este produto só vem aumentando. Escolher a melhor opção e acertar na hora da compra, no entanto, não é tarefa fácil.

A primeira dica importante é estar atento à agulha do aparelho que você pretende comprar. Entre as agulhas de safira e diamante, dê preferência à segunda opção. O desgaste físico desse item é praticamente inevitável, já que fica em contato direto com a superfície do vinil. As agulhas de safira têm uma vida útil de cerca de 100 horas, enquanto as de diamante são bem mais resistentes e suportam até 1.000 horas.

Além disso, as agulhas com peso entre 1 e 2 gramas, muito utilizadas por colecionadores, são indicadas. Alguns modelos contam com agulhas de 4 a 6 gramas, que podem fazer uma pressão muito maior na superfície dos discos e acabar danificando-os.

Outra sugestão interessante para não errar na hora da compra é investir em aparelhos que contam com o braço feito de alumínio. Geralmente, os feitos de plástico são bastante leves e não possuem contrapeso; assim, a ferramenta que comporta a agulha, a chamada cápsula, fica ainda mais pesada e pressiona a agulha contra o vinil, podendo riscá-lo e danificá-lo.

O pré-amplificador (pré-amp) também é muito importante para a escolha ideal do seu aparelho toca-discos. Esse dispositivo é responsável por amplificar o som e torná-lo audível, uma vez que as agulhas costumam gerar um sinal muito fraco. Geralmente, os aparelhos modernos já possuem um pré-amp embutido. É interessante investir em toca-discos que já possuem esse item para você não ter que se preocupar com um dispositivo interno para amplificar o som.

Além de estar atento a todos esses fatores, você pode pesquisar algumas opções atraentes, que garantem ainda mais praticidade para a sua compra. Novos modelos ainda mais versáteis têm surgido no mercado, com diversas características e ferramentas que podem tornar sua experiência com o toca-discos ainda mais agradável. Muitos modelos atuais oferecem entrada USB, gravador de MP3, cartão de memória, rádio AM/FM e até Bluetooth. Para quem gosta de ouvir música com muito charme e estilo, os toca-discos são as melhores opções.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish