Brasil, 27 de Setembro de 2016

LANÇAMENTO: Livro ajuda crianças a identificarem as emoções

O livro Tenho Monstros na Barriga, da autora Tonia Casarin, será lançado em 5 de junho, em São Paulo. O evento de lançamento terá contação da história e atividades de culinária com crianças e pais.

Com linguagem bem humorada e explicativa, o livro conta a história de Marcelo, um menino que sente várias “coisas” na barriga e começa a se questionar sobre o que seria isso. Ele descobre que são emoções como raiva, alegria, tristeza e coragem, cada qual associada a um monstrinho.

As ilustrações coloridas e divertidas ajudam a criança a interagir com a história, contar sobre suas emoções e criar seus próprios monstrinhos. O livro entretém a criança e dá a oportunidade dela se conhecer e a usar a imaginação para expor seus sentimentos.

Segundo a autora, Tonia Casarin, Mestra em Educação pela Universidade de Columbia (Nova Iorque) e membro do Programa Talentos Lemann Fellowship, da Fundação Lemann, pesquisas mostram que programas baseados no desenvolvimento dessas habilidades emocionais e sociais beneficiam crianças em seu autoconhecimento, desenvolvendo habilidade de se ajustar socialmente a situações no mundo. “Desafiar-se no mercado literário infantil com a premissa de ajudar crianças a identificar seus sentimentos, foi sem dúvida um projeto árduo e prazeroso”, conta a Tônia.

Mais sobre o livro

“Na escola, Marcelo decidiu levantar a mão para responder a uma pergunta que a professora de matemática fez para a turma. Mesmo não tendo certeza da resposta, o menino resolveu arriscar. E sentiu um monstrinho grande, que parecia preencher toda a sua barriga. Marcelo desvendou o mistério. Era a CORAGEM.”

Trecho do livro Tenho Monstros na Barriga

“Acredito que, no futuro, todos que quando crianças tenham lido com seus pais ou ouvido falar dessa delicada história irão se lembrar vividamente do que são oito “monstros na barriga” do Marcelo: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo, Coragem, Curiosidade, Orgulho, Ciúmes. Como repetidos avanços científicos vêm corroborando, quanto mais cedo adquirimos sólido conhecimento das emoções, mais capazes seremos de conhecer e curtir a nós mesmos, nos relacionarmos e sermos protagonistas de nossa própria vida.”

Crítica do livro por Ricardo Paes de Barros, economista chefe do Instituto Ayrton Senna e professor titular do Insper.

Data: 05/06, domingo

Hora: 10h às 13h

Local: AfterSchool (Rua Gregório Paes de Almeida, 622, Alto de Pinheiros, São Paulo)

Atividades: Contação de história do livro e atividades de culinária com as crianças e os pais.

Sobre a Fundação Lemann

Fundada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, a Fundação Lemann é uma organização familiar sem fins lucrativos. Acreditamos que pessoas talentosas e comprometidas com o desenvolvimento do Brasil serão decisivas para ajudar a resolver alguns dos desafios sociais que ainda enfrentamos. O Programa de Talentos Lemann Fellowship é a nossa principal iniciativa para contribuir com a formação desses líderes, que a Fundação Lemann aposta que irão acelerar transformações sociais no país.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish