Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça A Diferença Entre As Orquestras Sinfônica, Filarmônica E De Câmara

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença entre elas. Apesar da semelhança, elas apresentam particularidades sobre cada formação.

A palavra orquestra tem origem grega: “orkestra” (local para danças). Durante o século V a. C., os instrumentistas ficavam a frente do palco, junto com o coro e as danças. Já no século XVII, na Itália, quando as primeiras óperas começaram, os espaços entre o público e o palco também eram chamados de orquestra.

Hoje, a orquestra evolui para um conjunto de instrumentos musicais reunidos com o intuito de executar uma obra musical. Antes formada por poucos instrumentistas, o compositor Cláudio Monteverdi aumentou para 36 o número de instrumentistas, no século XVII. Já no século XVIII, o francês Rameau também aumentou para 47. Com Beethoven, no século XIX, a orquestra passou a integrar em média de 60 músicos. Mas Berlioz deixou a orquestra como conhecemos hoje, de 80 a 100 músicos. Mas determina esse número será a combinação orquestra que já foi pensada previamente pelo compositor da obra.

As diferenças

Entre as orquestras Sinfônica ou Filarmônica, não existem muitas diferenças, as duas se dividem em cinco classes de instrumentos: Cordas (Harpas, Violinos, Contrabaixo, Violas, Violoncelos), Madeiras (Clarinete, Flautas, Corne - Inglês, Oboés), Metais ( Trompas, Trompetes, Trombones, Tubas) , Percussão ( Triângulo, Caixas, Pratos, Carrilhão, Bombo) e Teclas ( Piano, Órgão ).

A única diferença entre elas hoje são as estruturas do suporte administrativo. Quando falamos “sinfônica”, são grupos mantidos pelo governo ou grandes corporações. Já as “filarmônicas” mantidas por empresas por filantropia. Os repertórios e a quantidade de músicos são praticamente as mesma.

As de câmara, são orquestras pequenas que se apresentam em lugares menores, a quantidade de seus instrumentistas variam até o mínimo de oito integrantes, abaixo disso é considerado septeto, sexteto, quinteto e assim por diante. Todas apresentam música de câmara (a palavra "câmara" é sinônimo de "sala, quarto ou aposento pequeno"), ou seja música erudita para pequenos espaços.

Segundo, César, proprietário da empesa http://www.jubi.com.br/ Jubi, muitos instrumentistas de orquestras câmara ou menores, estão optando por utilizar o órgãos eletrônicos, pois podem ser transportados facilmente, já que suas apresentações são em lugares menores e com uma frequência maior.

Muitos organistas de orquestras maiores, seja filarmônica ou sinfônica também optam por utilizar órgãos eletrônicos em suas residências como forma de estudo. Assim, é possível aprimorar as suas técnicas sem precisar se deslocar ou comprar um órgão de tubo.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.