Brasil, 1 de Outubro de 2016

Boas compras: Downtown

Edifício do século 17 no centro da Cidade do México reúne bons representantes da moda, do design e da gastronomia mexicana

Quem não gosta de fazer compras quando está viajando? Ainda mais se o centro comercial puder reunir um passado histórico e boas ofertas. Uma espécie de museu cheio de lojinhas. A galeria Downtown é um daqueles lugares que parecem ter saído de algum filme - atrás da imponente porta com ar de fortaleza há uma joia rara a ser explorada.

A construção colonial espanhola do século 17, que fica próxima ao Zocálo, a praça principal do centro da cidade, é o antigo "Palacio de los Condes de Miravalle", hoje tombado pela UNESCO. Ela traz escondido no interior de sua dura fachada um prédio renovado, com o mais contemporâneo design, mesclando elementos modernos, que se casam perfeitamente com a estética crua do edifício de mais de 300 anos.
Confira a seguir alguns destaques da galeria:
1. Azul Histórico

No pátio principal está o descolado restaurante. Embaixo de uma minifloresta de árvores cheia de luzinhas as pessoas podem saborear um menu enxuto, porém gostoso e confortante, que mescla culinária local, mexicana, e contemporânea. Saladas, guacamoles e ceviches fazem parte das entradas, que são complementadas por pratos quentes diversos de carnes e peixes com temperos tradicionais, como pibill e poblano. Destaque para o menu sazonal, que explora os ingredientes da estação, como os chapolines (grilos) e os chilles (pimentas e pimentões).
2. Pineda Covalin

Uma das marcas mexicanas de roupas e acessórios mais tradicionais e conhecidas do país, trabalha com estampas exclusivas em artigos de seda, algodão, couro etc. Famosa por seus cafetãs e lenços estampados e com edições limitadas, propaga a cultura mexicana por meio de suas estampas que recriam bordados, desenhos, imagens da rica cultura do México.
3-Downtown Mexico e Downtown Beds

Comandado pelo Grupo Habita que é conhecido por seus projetos de design autorais, o Downtown Mexico e o Downtown Beds são dois empreendimentos que se destacam e fogem do comum. Com 78 leitos disponíveis, o hostel (Downtown Bed) é elegante e traz o conforto que o viajante precisa em um endereço simples e fácil - no centro da cidade, entre as principais atrações culturais. Já o hotel (Downtown Mexico), destaca-se pelo seu charme "boutique". Glamour na medida certa para sua estada no México!
4. Flora María

Se você gosta de acessórios não pode deixar de visitar a loja de Flora María. Com mais de 25 anos de história, a marca trabalha com peças autorais e inspiradas na natureza. Fazendo uma mistura bastante inusitada de componentes, trazem um humor sofisticado para a joalheria tradicional.
5. Fabrica Social

Peças artesanais de diversos povos mexicanos podem ser encontrados na loja, que os seleciona, etiqueta e comercializa. Nada escapa ao olhar dos curadores de moda do estabelecimento. Nas etiquetas é possível ver qual tribo fez a peça, que material foi usado, sua locação etc. É uma forma de adquirir um produto local e contribuir com a preservação da cultura da região.
6. Roof Top Bar and Pool

No top do edifício se encontra o bar e a piscina. Ambos fazem parte do hotel Downtown Mexico. O bar está aberto ao público e é ideal para um drink no fim de tarde. O endereço também é cenário de muitas festas que já se tornaram parte da agenda de DF, como é conhecida a capital mexicana, como a de réveillon.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish