Brasil, 25 de Setembro de 2016

Instituto Abramundo fará palestra sobre Letramento Científico durante a Semana da Mata Atlântica na Praia Grande

Apresentação apontará impactos que a falta de conhecimento em ciências provoca em áreas como economia e meio ambiente

O Instituto Abramundo, responsável pelo lançamento do Indicador de Letramento Científico (ILC), participará no dia 1º de junho, às 15h30, no Palácio das Artes (PDA) de Praia Grande, da Semana da Mata Atlântica com a palestra “Indicador de Letramento Científico”. Ela será ministrada pela diretora do Instituto Abramundo, Silvia Donnini, e pelo Prof. Anderson Gomes, membro designado do Conselho Técnico Cientifico de Educação Básica da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) – ambos envolvidos com o ILC.

O Indicador de Letramento Científico é resultado de uma parceria do Instituto Abramundo com o Instituto Paulo Montenegro e com a ONG Ação Educativa, a partir da experiência de mais de 10 anos destas duas organizações na realização do Indicador de Alfabetismo Funcional, o Inaf. Segundo o estudo, 64% dos brasileiros têm baixo letramento em ciências. Isso significa que têm dificuldades para compreender uma bula, o descritivo de uma conta de energia, ou fazer o cálculo dos litros de gasolina necessários para percorrer uma distância de 20 Km.

De acordo com a pesquisa, apenas 5% dos 2002 entrevistados - de 15 a 40 anos, com no mínimo quatro anos de estudo, residentes no Distrito Federal e em nove regiões metropolitanas - dominam verdadeiramente os conhecimentos científicos utilizados no dia a dia. Para Silvia Donnini, diretora do Instituto Abramundo, existe uma ‘secundarização do ensino de ciências' nas escolas, especialmente no ensino público, com o currículo reduzido dessa disciplina. “O brasileiro tem a ideia de que a educação é feita basicamente com Língua Portuguesa e Matemática, e isto gera um impacto negativo na sociedade. O País sofre economicamente no que diz respeito à ocupação dos postos de trabalho e produtividade”, ressalta Donnini.

“A ausência de letramento científico básico reforça as desigualdades sócio- econômicas, comprometendo o exercício da cidadania e a inserção produtiva de grande parte de nossa população”, afirma o Prof. Anderson Gomes.

Sobre a relação do estudo com a Semana da Mata Atlântica, Silvia explica que um cidadão que não possui um letramento cientifico adequado acaba se tornando incapaz de contribuir com o meio ambiente. “A consciência ambiental é fundamental para o discernimento em prol do meio ambiente e este evento tem uma característica importante que trata da Mata Atlântica. Queremos contribuir com a visão da importância que o Letramento Cientifico tem nos processos de educação ambiental”.

Segundo a Diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande, Eliane Queiroz, o convite para a palestra foi realizado visando mostrar a relevância de se incentivar e fortalecer o aprendizado em ciência como disciplina escolar. “As pessoas têm que se dar conta da importância do ensino de ciências para o desenvolvimento de nosso País e da riqueza de dados que temos em nosso bioma Mata Atlântica, ainda a ser estudado, desvendado e divulgado”.

Na ocasião, o Instituto Abramundo também fará a doação de réplicas de animais como tartarugas, iguanas e pássaros, além de esqueletos de gavião, de patas de cavalo e felinos para o Núcleo de Educação Ambiental de Praia Grande. Os materiais ficarão expostos para estudos na unidade ambiental, que fica na área de Lazer Ézio Dall´Acqua (o Portinho), na entrada da Cidade.

Mais informações sobre o instituto e a pesquisa realizada pelo Abramundo, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro e ONG Ação Educativa podem ser acessada pelo site www.institutoabramundo.org.br.

Sobre o Instituto Abramundo
O Instituto Abramundo foi fundado em 2003, com a missão de disseminação de cultura científica no Brasil. Hoje é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e se destaca por sua competência especializada em aliar Ciência, Arte, Cultura e Educação para atrair o público pelo encantamento e pela curiosidade em projetos de educação formal e não formal.

Ao longo de sua história, realizou nove exposições culturais de temática científica, sendo cinco inéditas e quatro mostras internacionais adaptadas para o Brasil, em parceria com o Museu de História Natural de Nova York. Entre elas, Água na Oca, Darwin, Einstein e Revolução Genômica, que juntas foram vistas por mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Mais recentemente, realizou a exposição REVERTA na Oca, que reuniu ciência e arte em um mesmo ambiente, provocando uma reflexão sobre o descarte de resíduos.

Também publicou dezenas de títulos de divulgação científica e sobre educação, cultura e sociedade, além de catálogos sobre suas mostras. E é pioneiro na realização de uma pesquisa inédita sobre o Índice de Letramento Científico no Brasil (ILC), que revelou o nível de conhecimento científico da população brasileira em geral.

O Instituto Abramundo é o braço social da Abramundo, uma empresa brasileira que cria, desenvolve, produz e implementa metodologias de investigação e materiais educacionais para o aprendizado de Ciências no Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano. Suas soluções proporcionam um ambiente de experimentação instigante na sala de aula, que fortalece o aprendizado científico.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish