Brasil, 29 de Setembro de 2016

Empresa de pintura premium inova no mercado da música

A Music Kolor, líder na América Latina em arte e pintura de instrumentos musicais, amplia participação local e inicia processo de internacionalização

Imagine trabalhar para Eddie Vedder do Pearl Jam, Banda Cachorro Grande, Supercombo e grandes marcas como Jack Daniels, Budweiser e Johnny Walker. Estes são alguns dos clientes atendidos pela empresa brasileira Music Kolor, que vem se tornando referência mundial na personalização de instrumentos musicais e espera quadruplicar o faturamento em 2016 com a expansão dos negócios para o exterior.

Fundada em 2010, hoje é a maior empresa especializada em arte e pintura de instrumentos musicais da América Latina. É um serviço de nicho, de alta especialização, que se torna um fator de sucesso para pequenas e grandes marcas, nacionais ou globais de instrumentos musicais.

A empresa realiza serviços de pinturas premium em instrumentos musicais, desde as cores sólidas, sunburst, fosforescentes, customizadas com criações enviadas pelos clientes... As mais pedidas são pinturas vintage, como as guitarras dos anos 50, além de releituras de pinturas dos grandes guitarristas.

Processo de evolução da empresa

A Music Kolor nunca parou de crescer. Começou atendendo uma necessidade de seu fundador, passou a prestar serviços de pintura para amigos próximos, ampliou para atender pessoas e luthiers de todo Brasil, realizou o sonho de personalizar instrumentos para grandes artistas nacionais e mundiais, ampliou o escopo para o atendimento de grandes empresas multinacionais, começou a receber pedidos internacionais e hoje, complementando aos públicos citados anteriormente, inicia um processo para atender grandes empresas de instrumentos musicais do Brasil e do mundo. Olhando para o futuro, parece que isso é só o início.

Crescimento sólido e períodos adversos

Um dos princípios da empresa é a satisfação 100% dos clientes, o que faz com que o crescimento dos pedidos se multipliquem constantemente. Para isso, a MK tem investido muito na profissionalização de sua gestão, descrição de processo de produção, capacitação dos colaboradores, relacionamento com os clientes e equipe de inteligência de mercado.

“Dia a dia estamos ganhando espaço e representatividade. Num momento em que o Brasil passa por um período de recessão, além do crescimento que temos no mercado interno, exportar também tem se mostrado um excelente caminho. Nossa projeção de crescimento nesse ano é de 400% em relação à 2015”, conta Rafael Romano, fundador empresa.

Expansão mundial

Por conta das redes sociais, pessoas do mundo todo passaram a acompanhar e admirar o trabalho da empresa. “Começamos a receber demandas internacionais. Aí ficamos interessados em saber melhor como se trabalha fora. Tivemos uma avaliação excelente dos players no exterior e vimos que nosso produto está no mesmo nível ou até mesmo num nível superior às grandes referencias mundiais”, diz Romano. A qualidade premium rendeu trabalhos ao Japão, Reino Unido, Estados Unidos, e outros, como a personalização de uma guitarra para o Eddie Vedder, do Pearl Jam.

Em janeiro deste ano, a empresa marcou presença na NAMM 2016 - National Association of Music Merchants, em Anaheim – CA, maior feira do segmento nas Américas, com uma comitiva organizada pela Anafima – Associação Nacional da Indústria da Música, com o apoio da APEX Brasil. “Após nossa participação na Namm Show, descobrimos que somos uma das maiores do mundo. Para nós, a satisfação ainda maior é ser líder na mente de cada cliente satisfeito com o nosso serviço”, diz Romano. “Estamos fechando alguns pedidos para a terceirização da pintura de marcas internacionais, o que deve alavancar consideravelmente nosso faturamento”, acrescenta.

Felipe Carvalho, também sócio, conta que a empresa conseguiu ótimos contatos e alguns projetos com marcas americanas. Segundo ele, as empresas se interessaram em enviar corpos de guitarra para pintura no Brasil e reenvio de volta para montagem e comercialização. “Não imaginávamos que a aceitação seria nesse nível no maior mercado mundial da música. Isso nos motiva a sermos cada vez melhores e não nos acomodarmos. Sabemos que podemos sempre trazer inovações, novidades e alegria, e isso nos motiva demais!”, diz.

A arte na arte

Para Romano, a missão da Music Kolor é transformar instrumentos musicais em obra de arte. “O prestígio de um instrumento personalizado não tem preço. Tratamos cada peça como uma verdadeira obra-prima”.

É um serviço que envolve muita confiança. “Recebemos instrumentos caríssimos, que valem R$ 15, R$20mil e quem nos envia tem a tranquilidade de saber que todo o padrão será mantido”.

Parceria com grandes empresas

Outro segmento importante é o atendimento corporativo. Neste tempo de operação, a Music Kolor já realizou diversos projetos para grandes empresas. Personalizou diversos instrumentos para a Jack Daniels, para a Johnny Walker, Budweiser entre outras marcas. “Desenvolvemos alguns projetos de clientes multinacionais por meio das agências de publicidade e estamos ampliando o escopo. Muitas marcas têm a música enraizada em sua cultura. Elas realizam diversos shows promocionais como forma de relacionamento com seus públicos. A personalização dos instrumentos, nesses casos, faz uma grande diferença no resultado final”.

Qualidade premium

O processo de customização da Music Kolor é extremamente rigoroso em todas as etapas. Ael Romano precisava refazer a pintura de uma guitarra que havia quebrado, mas não encontrou uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Não queria simplesmente mudar a cor, pretendia personalizar o instrumento e, por isso, decidiu que o faria sozinho.

Após a realização de alguns esboços e testes, a pintura foi realizada. Contudo, o resultado final não foi o esperado e todo o trabalho foi perdido. Recorreu então ao seu pai, Sr. Gentil Romano, que já tinha mais de 35 anos de experiência com pintura automotiva. A partir da primeira tentativa frustrada, passaram a pesquisar sobre o assunto e realizar diversos testes, até que a técnica para a realização da pintura fosse desenvolvida.

Alguns amigos foram descobrindo a arte e se interessaram pelo serviço e cada vez mais foram aprimorando as técnicas e equipamentos. Os pedidos foram aumentando progressivamente e, o que era para ser a resolução dos próprios problemas, tornou-se realmente um grande negócio.

Os posts dos trabalhos nas redes sociais e a satisfação de cada cliente atendido, foram fazendo com que o trabalho rapidamente repercutisse por todo o Brasil.

“Sou apaixonado por música. Já tive banda, organizei shows, dei aulas de guitarra… Percebi que poderia fazer da minha paixão um negócio trazer alegria e beleza para as mãos dos mais incríveis músicos e amantes de música do mundo todo”, esclarece Rafael Romano. Eu já tinha formação de técnico em Química e, na época, estudava engenharia na UFABC. Comecei a melhorar cada vez mais minhas técnicas de pintura e então comecei a cursar bacharelado em Gestão Comercial, o que me ajudou a fazer com que a empresa ganhasse prestígio e credibilidade com os clientes”, complementa.

Em 2015, a Music Kolor ganhou o reforço de Felipe Carvalho, que passou a compor a sociedade da empresa. Consultor e mentor empresarial, proprietário da Organix Comunicação, atende grandes clientes como Stam, Duchas Corona, Lions Clube, Associações setoriais, entre outras. Trouxe sua vivência corporativa para agregar a essa nova fase de crescimento da empresa.

Confira vídeo com a história em http://bit.ly/MusicKolor

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish