Brasil, 26 de Setembro de 2016

De viajante goiano a cidadão do mundo

• Escrito por  COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
  • Publicado em Demais

O goianiense Igor Galli, de 34 anos, é comprovadamente o brasileiro e latino-americano mais viajado do mundo. Ele está em Goiânia para o lançamento oficial do seu primeiro livro de viagens. E com muitas histórias para contar

Que tal passar 13 anos viajando sem parar mundo afora e conhecer mais de 150 países? É tentador, não é?! E se isso tudo fosse apenas com uma mochila nas costas? Pode até ser que muita gente sinta um frio na barriga só de pensar nessa possibilidade, mas o turismólogo Igor Galli não! Foi exatamente o que ele fez assim que concluiu a faculdade de Turismo, na Faculdade Cambury , em Goiânia. Da mesma forma que Ulisses, personagem de a Odisséia, também viveu muitas histórias e aventuras por onde passou. Com o pé na estrada desde os 22 anos o jovem pesquisador conheceu lugares e pontos turísticos nos quatro cantos do planeta durante um tour pela Terra. “O mundo é muito grande para se estar em um lugar só”, diz.

Foi justamente pela grande quantidade de histórias que têm para contar que decidiu lançar o seu primeiro livro. A obra intitulada ‘As Melhores Atrações Culturais do Mundo’ será lançada oficialmente no próximo dia 2 de junho na Vila Cultural, que fica no subsolo do Teatro Goiânia. “Foi nesta cidade que tudo começou. Por isso escolhi minha terra natal para o lançamento oficial desse livro de viagens”, conta Igor Galli. No livro, ele apresenta 301 atrações turísticas selecionadas durante essa jornada de mais de uma década. O livro do tipo capa dura apresenta ao leitor 363 páginas ilustradas com fotos e também dicas de melhores horários e até épocas do ano para visitar cada um dos pontos turísticos mencionados.

Durante o evento de lançamento do livro, Igor Galli irá fazer uma roda de bate-papo com o público para contar um pouco mais sobre suas aventuras pelo planeta. O brasileiro se aventurou em 153 países e 588 estados e regiões. E não é à toa que, hoje, Igor é o primeiro brasileiro e latino-americano mais viajado do mundo e está entre os TOP 100 no ranking mundial, já na classificação por idade é a pessoa mais viajado do mundo. Atualmente Igor Galli comunica em nove idiomas, já teve residência fixa em nove países e morou em vários outros como convidado em casas de nativos.

Seu estilo de viagem é o de desbravador. Resorts de luxo, embora sejam muito confortáveis, não são sua escolha. Prefere se hospedar na casa de locais que abrem sua residência para viajantes como ele. “Somente assim, a gente realmente conhece um lugar. Troca experiência e aprende novos jeitos de viver e pensar”, diz.

Não raro, ele se surpreendeu. Quebrou paradigmas. Um exemplo disso foi o tempo que passou no Irã. “A viagem ao Irã foi, para mim, a melhor de todas. O povo mais hospitaleiro do mundo na minha opinião está lá. Pensamos que por ser uma região aonde há muitas guerras os iranianos s ão pessoas frias, mas estamos muito enganados”, conta Igor.

Lugares paradisíacos, como Maldivas, Ilhas Virgens e Bali, lugares exóticos, como Mianmar, Sri Lanka e Quirguistão, lugares perigosos, como a Síria, Líbano e Iraque, e lugares para poucos - como uma tribo aborígene na Austrália que não tinha contato com o homem branco.

Em todos esses, ele já esteve. Contudo, mais do que conhecer uma paisagem, uma geografia, em suas viagens ele se abriu para as pessoas e seus costumes. Comeu do cardápio do dia - o que inclui barata e besouro frito, está mesmo um sanduíche de formiga “tanajura”. E ele diz que é gostoso. Será? “Quando você está aberto ao mundo do outro, você não questiona, não estranha, não rejeita”, diz. Lições de vida que o tornaram muito mais que um viajante, mas um cidadão do mundo.

SERVIÇO:

Lançamento livro ‘As Melhores Atrações Culturais do Mundo’

Data: 02 de junho de 2016 (quinta-feira)

Local: Vila Cultural (Rua 3, subsolo do Teatro Goiânia, Centro.)

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish