Brasil, 29 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Caminho à cidadania

  • Escrito por  Luiz Gonzaga Bertelli/Roberto Mattus
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

A história da humanidade nos mostra que muitas atrocidades já foram cometidas por ganância. A escravidão é uma dessas experiências. Página triste da nossa história, quando quase quatro milhões de africanos foram aprisionados e trazidos ao Brasil para trabalhar nas lavouras e nas cidades da época colonial e do Império. Esse modelo abusivo, mas que tinha legitimidade legal, perdurou por cerca de 300 anos, até a nação ceder às pressões internacionais e aos movimentos abolicionistas, que reivindicavam o fim da escravatura. Finalmente libertos em 13 de maio de 1888, pela famosa Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, a nova realidade continuou a ser cruel para os afrodescendentes. Sem moradias adequadas e nenhuma assistência do Estado, grande parte foi alijada do mercado formal de trabalho, como consequência do preconceito racial e do pequeno acesso à educação, entre outras desigualdades. Em função dessa dívida histórica, muitos jovens afrodescendentes encontram dificuldades para se inserir no mundo do trabalho ainda hoje.

Instituição filantrópica e assistencial preocupada com a inclusão de jovens no mercado de trabalho, o CIEE firmou, no último 13 de maio, um acordo com a Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras), mantenedora da Faculdade Zumbi dos Palmares, para acesso à plataforma de cursos de educação à distância (EaD) do CIEE entre os estudantes. Também foram acertadas ações conjuntas voltadas ao estímulo da inserção de jovens afrodescendentes no mercado de trabalho.

Essas ações visam auxiliar o acesso à cidadania, a partir dos programas de estágio e de aprendizagem do CIEE, para que se desenvolvam com criatividade, responsabilidade e autonomia. A inserção no mercado de trabalho é uma das formas salutares de erradicação da pobreza e correção de desigualdades, promovendo o desenvolvimento sem de discriminação de raça, cor e gênero. A assinatura da parceria pontuou uma solenidade que celebrou os 128 anos da abolição da escravatura. Para o ministro Marco Aurélio Mello do Supremo Tribunal Federal (STF), homenageado no evento, o estágio ganha relevância para os jovens, neste momento em que o mercado de trabalho vive um desequilíbrio entre a oferta de mão de obra e escassez de emprego. Há 52 anos, o CIEE percorre essa rota, encaminhando mais de 16 milhões de jovens para o mundo do trabalho e auxiliando assim a construção da cidadania e de uma sociedade melhor para todos.

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE e do Conselho Diretor do CIEE Nacional.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.