Brasil, 1 de Outubro de 2016

Galeria Frente recebe exposição de Antonio Maluf

Antonio Maluf, Construções de uma Equação’ será a maior exposição do artista já realiGaleria Frente, aberta recentemente no bairro do Jardins em São Paulo, reconhecida por apostar em grandes nomes da arte brasileira, recebe a partir do dia 2 de abril, mostra do artista Antonio Maluf. Com o tema ‘Antonio Maluf, Construções de uma Equação’, a exposição é uma retrospectiva que conta com os trabalhos de todas as fases do artista entre os anos 1950 e 2000, incluindo estudos de design gráfico, tapeçarias, desenhos e pinturas.

Desde 2011 sem mostra individual, a exibição de Maluf, conhecido pelo seu trabalho geométrico e rigorosamente calculado, tem 120 obras selecionadas cuidadosamente pelo ex-diretor da Pinacoteca, Fabio Magalhães. Um dos destaques é o primeiro cartaz do artista, intitulado ‘Equação dos desenvolvimentos’, criado para a 1ª Bienal Internacional de São Paulo,em 1951, ocasião em que Maluf participou como designer e venceu o concurso. Segundo o curador, Maluf conseguiu exprimir em seu trabalho a mais autêntica relação entre a poesia e a matemática.

Considerado um intelectual, Maluf possuía a coleção brasiliana completa. Atuou como moralista nas décadas de 1950 e 1960, ao lado de arquitetos como Fábio Penteado e Vila Nova Artigas. Um resultado desta fase é o painel em azulejos localizado na Vila Normanda, ao lado do célebre edifício Copan. Foi um personagem importante na história da arte paulistana, participava ativamente do circuito, horas como galerista à frente da Galeria Seta e outras como artista, sempre atuando de forma muito discreta. Embora tenha sido um entusiasta de movimentos que floresceram na sua época, optou por uma carreira solitária, na intimidade de seu ateliê, na sua própria casa onde se debruçava sobre uma mesa plana.

Marchand atuante, sua principal atividade era a comercialização de obras de arte naif e a representação de artistas como Grassman, Caito e Macaparana. Um destaque especial foi a intermediação da venda da Abaporu para o empresário Raul Forbes. Colecionador de obras predominantemente brasileiras, o artista organizava leilões de arte popular e lançou diversos artistas do norte do país em São Paulo.

Outro diferencial da mostra são as obras inéditas, até então presente apenas no acervo pessoal da família do artista. São quadros pintados desde anos 1950 até seus últimos anos de vida, alguns inclusive inacabados. Os preços das peças à venda variam de R$ 22 mil a R$1,9 mi.

Serviço: Galeria Frente – Exposição ‘Antonio Maluf, Construções de uma Equação’

Período: de 2/4 a 4/6 - prorrogada

Horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados das 10h às 14h. Não abre aos domingos e feriados

Endereço: Rua Melo Alves, nº 400 – Jardim Paulista – São Paulo

Site: www.galeriafrente.com.br

Sobre Antonio Maluf

Antônio Maluf (São Paulo SP 1926 - idem 2005). Pintor, desenhista e artista gráfico. Inicia seus estudos em engenharia civil e passa, posteriormente, a cursar a Escola Livre de Artes Plásticas, em São Paulo, dirigida por Flávio Motta (1916). Realiza também cursos de pintura com Waldemar da Costa (1904 - 1982) e Flexor (1907 - 1971). Estuda gravura noMuseu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, com Poty (1924 - 1998) e Darel (1924). Freqüenta o primeiro curso de desenho industrial da América Latina, no Instituto de Arte Contemporânea - IAC do Masp, onde é aluno deSambonet (1924 - 1995), entre outros. Nessa época, entra em contato com a arte construtiva, por meio da obra de Max Bill (1908 - 1994), apresentada na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, e no Masp, em 1952. A tendência construtiva caracteriza sua atividade como artista, designer gráfico e programador visual. Vence o concurso para o cartaz da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, e este é considerado um marco do design gráfico no país. O artista utiliza vários suportes e realiza pinturas murais e elementos modulares, atuando em colaboração com arquitetos como Vilanova Artigas (1915 - 1985), entre outros.

Sobre o Curador – Fábio Magalhães

Fabio Magalhães, curador e crítico de arte, estudou no Institut d’Art t d’Archéologie de Paris. Foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo (1979/1982); Conservador Chefe do Masp (1989/1995); Presidente do Memorial da América Latina (1995/2003). Curador da II e III Bienal do Mercosul e da I e II Bienal Brasileira de Design. É membro dos seguintes conselhos: Fundação Bienal de São Paulo; IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus; Instituto Lina e Pietro Maria Bardi; e da Fundação Padre Anchieta (Radio e TV Cultura). É diretor artístico do MACS - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba.

Sobre Galeria Frente

Galeria Frente é a nova galeria de arte de São Paulo, localizada na Melo Alves no bairro do Jardins. Projeto do arquiteto Rogério Ribas com 350m² e possui espaço para abrigar exposições e reserva técnica. É conduzida por Acácio Lisboa, que coleciona experiência de quase 20 anos no mercado das artes e cresceu entre artistas, exposições, museus, leilões e ateliês. É conhecido pelo trabalho de mais de 10 anos junto ao seu pai, James Lisboa, Leiloeiro especializado em arte.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish