Brasil, 27 de Setembro de 2016

Limpeza e economia de água: como conciliar?

Preocupado com a economia de recursos naturais, como a água, o mercado de limpeza e higiene busca cada vez mais ofertar produtos inovadores e sustentáveis. Baseadas na ideia da “limpeza consciente”, as empresas do segmento têm apostado na formulação de novas matérias-primas capazes de ajudar na redução do consumo de água. A ideia é que essas soluções ajudem a economizar o recurso tanto na produção do produto de limpeza quanto durante a sua utilização pelo consumidor.

Segundo dados da Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), o consumidor brasileiro já vem buscando produtos concentrados para utilizar no dia a dia. Isso se reflete na diminuição do volume comercializado da categoria de sabão para lavar roupas (líquido e em pó). Ainda assim o faturamento da categoria alcançou um crescimento de 14,5%, em 2014. Nesse sentido, há grande oportunidade para aumentar a quantidade de produtos concentrados na América do Sul, pois as fórmulas na região são geralmente mais diluídas. A tecnologia existe, e poderá ser aplicada ao se conciliar com o interesse dos fabricantes e os hábitos do consumidor.

A BASF, líder química mundial, oferece um portfólio completo de produtos para esses fins, com destaque para os tensoativos e polímeros para formulações de sistemas concentrados. As linhas Texapon® e Sokalan® contam com teores de ativos entre 50% e 90%, facilmente dosificáveis, permitindo a formulação de produtos altamente concentrados, prontos para uso ou diluição. Há também a linha de hidrótopos solubilizantes, que compatibilizam esses ativos em sistemas concentrados, tornando-os facilmente manuseáveis pelo consumidor.

Outra importante inovação da empresa nesse mercado é a oferta de tecnologias e princípios de limpeza que permitem o enxague rápido de roupas e louças, sem comprometer a formação de espuma - característica muito apreciada pelo consumidor final. Nessa direção, foi desenvolvido o Sokalan® HP20, polímero anfótero para detergentes líquidos que substitui parte do ativo aniônico e potencializa o enxague, sem perda de espumação.

As linhas Texapon® e Sokalan® são aplicadas, principalmente, em produtos líquidos como lava-louças, lava roupas, limpadores. A economia de água na formulação pode chegar a 70%, conforme o tipo de produto, o hábito de limpeza, entre outros fatores. Em lava-louças, por exemplo, há tecnologia disponível para aumentar em até seis vezes o teor de ativo usual, sem perda da manuseabilidade e aspecto líquido do produto final. Já no caso de água para enxague em lava roupas, pode-se reduzir os ciclos, sem redeposição de sujidade nas roupas.

Importante lembrar que a inovação para uma limpeza sustentável e ecoeficiente depende cada vez mais de novas funcionalidades químicas que não as oriundas apenas dos tensoativos tradicionais. A BASF vem trabalhando nesta direção, desenvolvendo soluções de produtos e conceitos que combinam essas várias funcionalidades.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish