Brasil, 24 de Setembro de 2016

Domingo no Câmpus recebe pianista Clenice Ortigara

O 5UP, quinteto de cordas da Universidade Positivo, recebe neste fim de semana, em Curitiba, a pianista Clenice Ortigara, para juntos apresentarem uma seleção de música erudita. Na manhã de 22 de maio, os músicos levarão ao público sonoridades distintas, com combinações de diversos instrumentos: trio de violinos, quarteto de cordas com piano, quinteto de cordas com piano, além do quinteto de cordas “Burrico de Pau”, do compositor campinense Carlos Gomes.

“Burrico de Pau” revela um pouco da trajetória de Carlos Gomes e destaca, no palco, a força e a genialidade de sua arte. Filho de pai negro e mãe índia, conquistou o reconhecimento entre os maiores maestros do mundo. No repertório consta também o trio com piano, que visa valorizar a mulher na composição erudita: Clara Schumann, esposa de Robert Schumann. A música clássica japonesa e argentina também estarão presentes, com músicas de Okano Teiichi e Astor Piazzolla.

O espetáculo faz parte do projeto Domingo no Câmpus, da Universidade Positivo, que visa promover e popularizar a música instrumental e erudita. Os concertos são didáticos, ou seja, o maestro ou os músicos fazem uma explicação com comentários e ilustrações sobre a apresentação do dia. As exibições acontecem sempre aos domingos, nas sedes da Universidade Positivo, com algumas exceções.

Sobre a pianista

Clenice Ortigara concluiu os cursos de Bacharelado em Piano (1997) e Licenciatura em Música (1998) ambos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe professora Leilah Paiva, e o duplo Mestrado em Piano Performance, Música de Câmara e Ópera na University of Missouri, EUA (2009), classe Dr. Janice Wenger. É detentora de mais de 20 primeiros prêmios em competições nacionais e internacionais de piano e música de câmara. Em 2013 venceu o mais prestigiado concurso de música de câmera no país promovido pelo 51º Festival Villa-Lobos no Rio de Janeiro. Atualmente ocupa o cargo de pianista correpetidora do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e professora concursada da UNESPAR/Escola de Música e Belas Artes do Paraná nas áreas de Leitura à Primeira Vista e Música de Câmara.

Domingo no Câmpus – 5UP & Clenice Ortigara

Quando: 22 de maio (domingo)

Local: Teatro Positivo - Pequeno Auditório

Endereço: Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Ecoville

Informações: 3317-3118 - www.up.edu.br -

Ingressos: À venda somente no dia do evento: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

Promoção: Universidade Positivo

Apoio: Instituto Joel Malucelli, Radiante, L&K Projetos Culturais

Patrocínio: J Malucelli Grupo Segurador

Realização: Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.

Seguir

SEGS NO SEU IDIOMA::