Brasil, 25 de Setembro de 2016

Espaço Cozinha Profissional e Espaço Cheiro do Pão ensinam na prática como funciona a gestão no setor de alimentação fora do lar

Fispal Food Service contará com minicomplexo de alimentação em operação e também conteúdos para que as padarias se transformem em verdadeiros centros de alimentação e convivência

Para quem tem o interesse de saber como funciona a gestão profissional de um estabelecimento de alimentação, a Fispal Food Service 2016, que acontece de 14 a 17 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, contará com o Espaço Gestão Cozinha Profissional, um minicomplexo de alimentação em operação, que mostrará os procedimentos mais indicados em restaurantes, bares, cafés e pizzarias. Os organizadores do Espaço promovem também o Seminário Gestão Cozinha Profissional, que contará com uma grade de palestras sobre a gestão de estabelecimentos gastronômicos.

A Fispal Food Service também contará com o Espaço Cheiro do Pão, do mestre padeiro Rogério Shimura, que apresentará conteúdos diferenciados e as últimas tendências do setor, para que os empresários do mercado de panificação possam transformar seus estabelecimentos em verdadeiros centros de alimentação e convivência.

Espaço Gestão Cozinha Profissional

O Espaço idealizado e executado por meio da parceria com a Revista Cozinha Profissional contará com visitas monitoradas por profissionais da Faculdade Hotec, que formarão grupos com até 15 pessoas. A visita é gratuita, por ordem de chegada e dura algo em torno de 25 minutos.

Alan Banas, diretor executivo e publisher da Revista, destaca que a intenção das atividades propostas no Espaço é de tratar os temas abordados nas publicações, mas de uma forma mais vivencial. “Os conteúdos abordam todos os processos administrativos e operacionais dos estabelecimentos de food service: como planejar (plano de negócios), como construir (projeto), mão de obra, treinamento, equipamentos, insumos, utensílios, processos, segurança do alimento, dicas para o negócio, entre outros”, afirma o diretor executivo.

O Espaço Gestão Cozinha Profissional é dividido por áreas. Tal fator é importante, não apenas por respeitar as normas legais, mas também pela divisão física e correta entre as áreas, que proporciona uma operação mais alinhada e controlada. “No restaurante, por exemplo, focamos nos processos para agilizar a produção, já no estoque, falamos sobre a organização de produtos segundo o tipo e a data de validade, no salão abordamos o atendimento, além disso, apresentamos também a importância de controlar esse fluxo por meio de um sistema de automação, que registra quanto de tal alimento entra e quanto sai, bem como tudo o que acontece inclusive na área financeira”, ressalta Banas.

A grande novidade deste ano no Espaço é a área de tecnologia. No local, serão abordadas técnicas de preparação e conservação de alimentos, mais especificamente sous vide e cook & chill. Os métodos apresentados podem mudar a forma como restaurante opera, atribuindo mais segurança do alimento, mais controle de estoque e saída de pratos, mais agilidade para servir o cliente, entre outros temas. A área ainda vai apresentar todos os equipamentos necessários para as técnicas.

Além do Espaço Gestão Cozinha Profissional na Fispal Food Service 2016, a Revista Cozinha Profissional realizará o Seminário Gestão Cozinha Profissional, que contará com uma grade de palestras sobre a gestão de estabelecimentos gastronômicos e tudo que ela pode impactar dentro de uma operação. Os temas abordados são de interesse de gestores, profissionais administrativos e, indiretamente, de todos os profissionais do food service. “Juntamente com o Espaço Gestão, a ideia é oferecer capacitação e conteúdo em uma feira de negócios, complementando a visita e a experiência dos visitantes que podem sair do evento, melhor preparados e qualificados para os desafios do mercado”, conclui Alan Banas. As palestras acontecerão em duas salas ao lado do Espaço Gestão Cozinha Profissional, nas manhãs dos quatro dias da Fispal, das 9h às 13h.

Confira a programação: http://www.fispalfoodservice.com.br/pt/visitar/atracoes-da-feira/41-eventos-paralelos/399-seminario-gestao-cozinha-profissional

Espaço Cheiro do Pão

Idealizado e executado pelo mestre padeiro Rogério Shimura, o Espaço Cheiro do Pão tem o objetivo de mostrar que as padarias estão se tornando cada vez mais centros de alimentação e convivência. Com a participação de profissionais da Levain Escola de Panificação, Fleischmann e Rich’s do Brasil, o espaço abordará temas como técnicas de panificação, confeitaria e chocolateria, adequação nutricional, sanitária e expansão do mix de produtos. Também terão temas voltados à Educação Corporativa.

Segundo dados do Instituto de Panificação e Confeitaria (ITPC) e da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), o setor de panificação movimentou R$ 84,7 bilhões em 2015, crescimento de 2,7% em relação ao ano anterior. O número de empresas que compõem o setor se manteve estável e continua sendo 63,2 mil, no entanto o fluxo de clientes registrou queda de 4,2%. O segmento representa em torno de 818 mil empregos diretos e 1,8 milhão de forma indireta. “Embora se tenha visto um aumento no tíquete médio de 7,6%, não foi suficiente para que as empresas conseguissem faturar mais, já que são pressionadas pelo aumento de custos e pela crescente demanda por sofisticação e novidades do consumidor. Teremos a oportunidade de apresentar na Fispal Food Service, novas técnicas e aprimorar algumas já conhecidas, para fortalecer nosso negócio como um todo”, afirma Rogério Shimura.

Com aulas ministradas por Shimura e uma equipe de professores, o Espaço apresentará diversas técnicas para agregar valor ao produto tais como fermentação natural, características de um bom pão francês e técnicas em congelamento de pães, além de palestras sobre gestão, atendimento, vendas, legislação, lucratividade e tendências que auxiliarão os empresários a tomarem as melhores decisões frente aos desafios diários do negócio.

O Espaço Cheiro do Pão contará ainda com lançamento de alguns produtos, como o da IREKS, que traz uma linha especial de Panificados e Confeitaria Sem Glúten, e também novidades da Fleischmann e Rich’s do Brasil. “Vamos ter muitas novidades tanto em termos de processos de panificação, produtos, insumos para confeitarias e até modelos de negócio. Embora tradicional, as padarias têm que se manter atualizadas, atrativas e competitivas para o bom andamento do setor, mesmo em período de crise”, finaliza Shimura.

32.ª Fispal Food Service, 13ª Fispal Sorvetes e Fispal Café
Quando: de 14 a 17 de junho de 2016
Onde: Expo Center Norte – São Paulo
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, nº 333 – Vila Guilherme
Investimento: gratuito para profissionais do setor
Mais informações: http://www.fispalfoodservice.com.br/pt/

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitio ns.

Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish