Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Empresa mineira promove ação de conscientização em eficiência energética

Marcos Aires Marcos Aires

Datte integra Programa Comunidades Eficientes vinculado à CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz, uma das maiores empresas do setor energético do Brasil

A Datte, empresa belorizontina de tecnologias avançadas em gestão com expertise em eficiência energética, em parceria com a Rio Grande Energia (RGE), do grupo CFFL – Companhia Paulista de Força e Luz, consolidam projeto social com comunidades de baixa renda, visitando comunidades indígenas na região de Caxias do Sul, RS. A ação faz parte do Projeto Agentes Comunitários, que promove visitas para a conscientização do consumo de energia, cadastramento de clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e levantamento sobre o grau de satisfação do cliente beneficiados pelos programas da concessionária.

De acordo com Marcos Aires, diretor executivo da Datte, a intenção é estender o projeto a todo território nacional através das distribuidoras de energia elétrica. “A prática social deveria ser algo corriqueiro e frequente por beneficiar tanto as comunidades favorecidas como as empresas e até os próprios colaboradores. Responsabilidade social é sinônimo de crescimento e desenvolvimento, pois, às vezes, é através de ações sociais que muitos acabam adquirindo um grau bem mais elevado de sensibilidade a diferentes realidades. Essa experiência pode gerar uma gratificação tão grande, que algumas pessoas acabam levando o trabalho voluntário para a vida. Eu acredito no alto poder de conscientização destas práticas”, destaca.

Já o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, identifica que a atuação junto a estas comunidades permitirá o cadastro dos consumidores na TSEE, gerando assim uma fatura de menor valor a estes, contribuindo para reduzir os níveis de inadimplência e melhorar a satisfação dos usuários com o serviço. ”Nossa ação tem também um relevante caráter educacional, com dicas de consumo de energia e segurança através dos técnicos que visitarão a comunidade”.

Projeto Agentes Comunitários

Onze agentes de campo da Datte atuam nos 264 municípios de abrangência da RGE até dezembro de 2017, com apoio de duas atendentes do Call Center. Na comunidade Serrinha, localizada próxima a Caxias do Sul, os indígenas recebem dicas de consumo racional. Os agentes também realizam a análise e o cadastro de clientes com número de inscrição social e tarifa social de energia elétrica, distribuirão material educativo com orientações sobre a conta de energia, abrirão negociações para regularizar a situação de consumidores clandestinos ou inadimplentes e prospectarão consumidores para eventuais futuros projetos desenvolvidos pela área de eficiência energética da concessionária.

Para a avaliação dos resultados, os agentes comunitários visitam e acompanham a evolução do consumo da comunidade por até seis meses após o atendimento inicial. As equipes do projeto circulam pelas comunidades indígenas com uniformes e veículos identificados e autorização das lideranças municipais e indígenas.

Sobre a Datte

A Datte é uma empresa mineira de tecnologias avançadas em gestão. Com dois produtos em destaque - eficiência energética e saúde e segurança do trabalho - é a única empresa a oferecer cursos das Normas Regulamentadoras em inglês em todo o território nacional. O modelo de gestão de treinamento desenvolvido pela Datte vai além da redução dos custos e logística de treinamento, com os diferenciais de:

. Turmas abertas sob demanda sem número mínimo de alunos e disponibilizadas em até 48 horas após a solicitação;

. Acompanhamento técnico (engenheiro responsável) e assistência pedagógica constante;

. Registro no CREA/MG e emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

. Relatório gerencial semanal para acompanhamento dos treinamentos e tomada de decisões;

. Envio de certificado impresso, que também fica disponível on-line (PDF); Suporte on-line com tempo médio de resposta de 2 horas;

. Plataforma Educacional (LMS) própria e personalizável;

. Sistema exclusivo de gerenciamento e controle de validade dos certificados emitidos;

. Mecanismos de controle que proporcionam baixo índice de evasão;

. Treinamentos em diversas línguas;

. Software de geração de certificados de treinamentos presenciais sem custos para o cliente,

. Certificados com código único (antifraude) e verificação on-line.

Mais informações: www.datte.com.br


Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.

A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.