Brasil, 29 de Setembro de 2016

Consumo Consciente: Você Esta Fazendo De Maneira Correta?

Produção de lixo aumenta cinco vezes mais que o crescimento da população brasileira.

Nos últimos 11 anos, a geração de lixo nas cidades brasileiras cresceu 29%, enquanto a taxa de crescimento populacional foi de 6%, assustador não é? Mesmo com a retração econômica, em 2015 foi registrado um aumento da produção de lixo por pessoa em comparação ao ano anterior. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), só em 2014, das 64 milhões de toneladas de resíduos produzidos pela população, 24 milhões ou 37,5%, foram enviadas para destinos inadequados.

Com base em vários estudos, o caminho mais indicado para garantir um Brasil mais sustentável é aplicar o conceito dos 5Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar. Este conceito, além de trabalhar todo o ciclo de vida dos produtos e suas matérias primas, está contemplado na Lei 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta política propõe a prática de hábitos de consumo sustentável e contém instrumentos variados para propiciar o incentivo à reciclagem e à reutilização dos resíduos sólidos (reciclagem e reaproveitamento), bem como a destinação ambientalmente adequada dos dejetos.

Para que todo este discurso seja colocado em prática, acreditamos que o ponta pé inicial em busca da sustentabilidade ambiental, deve ser a disseminação do conceito de CONSUMO CONSCIENTE, e é exatamente neste ponto que a DPaschoal, uma empresa com 67 anos de mercado e que sempre se preocupou em treinar seus colaboradores para as melhores práticas e orientar seus consumidores para que pneus e peças possam cumprir toda à sua vida útil, entra.

Através da política do Medir e Testar Antes de Trocar, a empresa aplica sua bandeira do CONSUMO CONSCIENTE. “Em todas as lojas DPaschoal qualquer peça do veículo do cliente, somente será trocada caso seja realmente necessário. Desta forma, nós colaboramos com o bolso do consumidor e com o meio ambiente, já que menos peças consumidas geram menor impacto ambiental”, explica Eliel Bartels, Gerente de Engenharia do grupo DPaschoal.

A COLETA SELETIVA de peças, pneus e resíduos sólidos já é feita nas lojas DPaschoal há mais de 25 anos, quando foi fundada a Mazola Ambiental, parceira estratégica que realiza a coleta seletiva e destinação dos resíduos em mais de 180 pontos de venda.

“A DPaschoal também acredita que o processo de transferência de seus conhecimentos sobre mecânica veicular para seus clientes ajudará no prolongamento da vida útil das peças e redução do consumo de combustível, e isto é feito a pelo menos três décadas através do curso de Mecânica Básica em todas nossas lojas” informa Bartels.

O Medir e Testar Antes de Trocar, a aplicação dos 5Rs, a Coleta Seletiva dos resíduos e o curso de Mecânica Básica, são grandes passos em direção a redução do uso de nossos recursos naturais, porém somente a plena conscientização do cidadão quanto ao impacto de suas ações no meio ambiente é que de fato conduzirá nossa sociedade para um modelo efetivo de CONSUMO CONSCIENTE.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish