Brasil, 27 de Setembro de 2016
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TOKIO MARINE SEGURADORA

4 dicas de como NÃO administrar um blog

Blogueira profissional, Amanda Costa ensina como não cometer erros ao cuidar de um blog

Hoje em dia o modo de trabalho convencional abriu espaço para as plataformas digitais em amplo crescimento no país. O avanço da internet e as novas tecnologias usadas atualmente propiciam um mercado de trabalho novo, no qual há mais interação com o público do que em uma empresa de relacionamentos, por exemplo. Além disso, esses blogs ainda têm a possibilidade de garantir renda a partir das publicações.

A blogueira carioca Amanda Costa administra três blogs atualmente. Há alguns meses o blog A Menina da Foto tomou grande proporção e se tornou referência em empreendedorismo feminino no Rio de Janeiro. Formada em Direito e Fotografia, Amanda trabalha com o blog e a fotografia em paralelo. Para ela, um blog tem potencial para virar vitrine de um negócio. “O blog pode se tornar uma revista virtual e, como toda revista, possuir espaços para anunciantes e produção contratada e customizada de conteúdo. Pode, ainda, ser plataforma de divulgação de uma loja virtual, entre outras possibilidades”, diz ela.

O principal erro que muitas pessoas cometem ao abrir um blog é esperar que ele seja grande e rentável rapidamente. Segundo Amanda, um blog, assim como uma empresa, precisa de um tempo onde, depois de um investimento inicial, seus projetos amadureçam e sejam divulgados para darem resultado. “Todo trabalho precisa de uma estrutura, disciplina e dedicação para fazer dar certo, com o blog não é diferente”, revela.

Cada vez mais comuns, as plataformas temáticas, como lifetsyle, viagens e moda, por exemplo, disputam espaço e preferência do público por meio do conteúdo que postam. Amanda cita blogueiras conhecidas hoje como Camila Coutinho, Emily Schuman e Joy Cho como ícones do ramo, que se dedicaram e alcançaram o sucesso dos blogs. Cada um desses possui mais de cinco anos de experiência com o trabalho e, por isso, chegaram onde estão hoje. A dica de Amanda é procurar sempre seu diferencial, manter sua identidade e a identidade do blog, produzir conteúdo para seu leitor-alvo e continuar trabalhando, com persistência.

Dessa forma, a profissional lista quatro dicas para os principais erros cometidos pelos blogueiros de primeira viagem.

“Preciso produzir conteúdo toda semana?”

“Não espere um grande número de leitores diários se você só produz um post por semana”, indica Amanda. Nesses casos é necessário pensar como leitor. O público dificilmente procura um blog desatualizado. Não é preciso postar todos os dias, a menos que o blog já tenha essa característica, mas o importante é produzir conteúdo para duas a três publicações por semana, para manter a fidelidade dos leitores assíduos e trazer leitores novos.

“Posso postar sobre qualquer coisa?”

De acordo com a blogueira, não adianta produzir três ou quatro posts por semana sem conteúdo relevante para quem teve o trabalho de entrar no blog. “Hoje em dia, nosso tempo é precioso. Produza conteúdo relevante para os leitores que você quer atrair, divida seus conhecimentos e suas pesquisas, promova coisas, lugares e pessoas bacanas”, indica Amanda.

“Preciso divulgar o que eu posto no blog?”

Use e abuse das diversas mídias sociais para mostrar seus artigos para seus amigos, amigos de amigos, pessoas interessadas no tema. Procure grupos no facebook de pessoas que podem se interessar pelo seu conteúdo e divulgue seu post por lá. Pesquise redes de blogs nacionais e internacionais e divulgue seus posts nos fóruns dessas redes ou crie você mesmo uma rede nova de blogs.

“Como eu posso expandir o blog?”

- Monetize seus conhecimentos – o blog é uma plataforma onde você oferece seus e-books, palestras, cursos online e consultorias via skype;

- Use programas de afiliados – Hotmart, Lomadee e Google AdSense que podem dar retorno financeiro;

- Monetize suas mídias sociais – hoje em dia, um publipost no Instagram pode gerar muito mais repercussão com clientes. Ofereça também, então, espaços publicitários nas suas mídias sociais.

Por fim, para que seu blog se torne uma fonte de renda, é preciso de seriedade. “Quando um empresário desconhece isso, está mais tendente a desistir no primeiro ou segundo ano de vida da empresa. É o que acontece com muitas bloggers que esquecem que o blog precisa de planejamento, conteúdo e divulgação adequadas”, conclui Amanda.

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