Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como atrair sorte e prosperidade no casamento?

  • Escrito por  Sumara Lorusso/ Janaina Almeida
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Há muitos anos, maio vem sendo considerado como o mês das noivas. O motivo, ninguém sabe ao certo. Dentre os mais famosos, está a associação com a chegada da primavera no hemisfério norte, que relaciona o desabrochar das flores com a celebração do amor no matrimônio. Sendo assim, vamos manter a tradição e aproveitar a data para falar um pouco sobre os costumes cultivados na China para atrair sorte e prosperidade para os casais apaixonados.

Em geral, as tradições chinesas são bastante complexas e variam de acordo com a cultura e a situação social em que cada um foi criado. Por esse motivo, os rituais que antecedem o casamento podem variar bastante, mas mesmo assim é possível listar alguns costumes bem interessantes que são adotados até a chegada do grande dia. Confira:

Data auspiciosa – na China, o dia do casamento é escolhido de acordo com a astrologia. A data deve ser um dia de sorte e, para isso, deve haver um alinhamento entre a lua e as estrelas. Também é comum considerar a data de nascimento dos noivos. Outro costume é a cerimônia ser realizada à meia hora ao invés da hora em ponto, assim os noivos começam uma vida juntos assim que os ponteiros sobem.

Decoração – a cor vermelha é uma das mais importantes no casamento chinês. Símbolo de alegria, sorte e amor, a cor está presente na decoração, nos convites e até no vestido da noiva. Associado ao vermelho deve-se usar o dourado, símbolo de riqueza.

Vestidos de noiva – a noiva chinesa em seu processo de preparação pode escolher até três vestidos. O primeiro é um traje tipicamente chinês, vermelho com bordados dourados, o segundo se assemelha ao vestido de noiva ocidental e o terceiro, para a recepção, fica à escolha da noiva.

Presentes – diferentemente do nosso modelo de casamento, os noivos não fazem listas de presente, ao invés disso, eles disponibilizam envelopes vermelhos na mesa de cada convidado para que estes colaborem com alguma quantia em dinheiro. O convidado que não puder comparecer à cerimônia, pode enviar o envelope por intermédio de algum amigo em comum, assim terá prestigiado o casal e demonstrado a sua amizade.

Cerimônia – a cerimônia de casamento chinesa é muito simples. Os noivos são conduzidos ao altar, onde prestam homenagem ao Céu e à Terra, aos familiares passados e ao deus Tsao-Chūn. Em seguida, acontece a tradicional cerimônia do chá, onde os noivos servem a bebida à todos, começando pelo seus pais até chegar aos demais convidados. Depois de servidas, as pessoas sentam-se em cadeiras, enquanto os noivos se ajoelham e recebem os envelopes vermelhos recheados com joias ou dinheiro. Quando terminam esta parte da cerimônia, é comum os noivos saírem para uma sessão profissional de fotos e retornarem, em seguida, para a recepção, considerada a parte mais importante do casamento chinês.

Recepção – o casamento é encerrado com uma tradição respeitada por todos os chineses, a realização de um grandioso banquete. Esse nobre jantar pode ter até 12 diferentes tipos de pratos. Antes de todos se servirem, um especialista faz um discurso dando boas-vindas e destacando a felicidade de todos. Em seguida, o bolo, que deve ser enorme e com muitas camadas, é cortado de baixo para cima.

Noite de núpcias – na noite do casamento, para expulsar os maus espíritos, o quarto dos noivos deve ter acessas as velas da fênix e do dragão. O casal, então, deverá beber vinho em taças atadas por uma fita vermelha e com os braços entrelaçados. Este é o voto formal de casamento na cultura chinesa.

Embora cada cultura tenha suas próprias tradições a respeito do casamento, as da cultura chinesa são algumas das mais antigas e mais rigidamente observadas atualmente. Portanto, porque não alimentar um pouco mais a sorte e a prosperidade do relacionamento com essas crenças tão especiais?

Sumara Lorusso é formada em letras e tradução pela Unibero e tem fluência em mais de cinco idiomas, incluindo o Mandarim. É presidente da Nin Hao, escola referência no ensino do idioma, há dez anos no mercado.

Sobre a Nin Hao

http://www.ninhao.com.br/ (11) 97688-1189

Fundada há cerca de dez anos, a Nin Hao é uma franquia de escola de mandarim que tem por objetivo permitir e facilitar o contato dos brasileiros com a língua chinesa, por meio do ensino do idioma e serviços de tradução. As aulas são ministradas por professores nativos e o material didático é exclusivo. A escola segue o padrão internacional estabelecido pelo governo chinês.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish