Brasil, 24 de Setembro de 2016

Alibra aposta no mercado de sorvetes lights

Vida mais saudável: Coordenador Técnico de Comestíveis Gelados da Alibra defende que o light, além de saudável, proporciona sensação prazerosa

Soluções para sorvetes light da Alibra vencem as principais dificuldades do mercado

A Alibra, fornecedora de ingredientes e misturas alimentícias em pó para o mercado de alimentos e de bebidas, possui em seu portfólio uma série de produtos destinados à fabricação de sorvetes light. A empresa sempre acompanha as tendências do mercado e essas soluções em ingredientes atendem a crescente demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis ou menos calóricos.

Diante desta tendência, o Coordenador Técnico de Comestíveis Gelados da Alibra, Marcus Lima, levanta uma importante reflexão: por que, mesmo em tempos em que se aborda o conceito saudabilidade, o sucesso do sorvete light não é tão expressivo em face da demanda?

Com um know-how de 12 anos no setor de gelados, Lima defende o potencial deste produto. Para ele, a razão principal, apontada por pesquisas recentes, como a da Mintel realizada em 2013, com 2500 pessoas e empresas, denominada “Sorvetes Brasil- Janeiro de 2013”, que apontam que o sorvete regular é indulgente (ligado a sensações de prazer) e uma sobremesa que atrai os consumidores. Assim as opções light são vistas como menos indulgentes do que deveriam, uma vez que, conceitualmente, são produtos sem inclusões, recheios.

“Os sorvetes light - que se diferenciam do diet por apresentar redução de calorias na sua composição em relação ao alimento original (menos gordura ou açúcar) - são comercializados com maior apelo para saúde que para a indulgência, não contribuindo para o sucesso comercial dos produtos. O consumidor do produto regular tem à sua disposição sorvete de bombom, de flocos, de brigadeiro, com alto apelo indulgente. Já as variações light são normalmente produtos “lisos”, sem inclusões, muito menos atraentes e indulgentes.

Demanda para os Sorvetes Light

Estudos recentes mostram que a obesidade é o terceiro problema de saúde pública que mais demanda gastos na economia brasileira, estando à frente até do tabagismo. Estima-se que os gastos giram em torno de R$ 110 bilhões, o que equivale a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Caixa de texto: Marcus Lima - Créditos: Arnaldo Ávila Jr.Outra característica marcante do crescimento epidêmico do excesso de peso é o aumento deste agravo em idades cada vez mais precoces. Em 2004, já se estimava que 10% das crianças e adolescentes do mundo apresentavam excesso de peso e que, dentre elas, um quarto eram obesas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% das crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos têm obesidade atualmente.

“Os sorvetes são frequentemente divulgados como produtos que devem ser suprimidos da dieta, vilões. Porém um picolé de fruta tem apenas 60 kcal, menos que algumas frutas. É uma sobremesa saudável e menos calórica. Devemos tirar proveito disso”, exemplifica Lima.

Para ressaltar a qualidade e seu valor nutritivo, o Coordenador Técnico de Comestíveis Gelados da Alibra cita o trabalho desenvolvido pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes – que tem divulgado as vantagens e benefícios do produto. Em seu portal de notícias, são trabalhadas de forma contínua, informações que tendem a desmistificar pensamentos com relação a este produto, tais como a de que sorvete dá dor de garganta, que faz mal tomar sorvete no frio ou, ainda, que o sorvete engorda.

“A quebra deste paradigma de que o sorvete light não é indulgente acontecerá como os demais mitos. Para isso a cadeia do sorvete precisa se mobilizar, se empenhar e definir ações. Isso compreende o desenho do produto, (incluindo coberturas, recheios, inclusões), apresentação do produto, embalagem, denominação, formas de comercialização, etc. Nós da Alibra apostamos nas opções lights e estamos fazendo a nossa lição de casa”, enfatiza Lima.

Soluções da Alibra fortalecem o conceito “Light é saudável e traz prazer ao ser degustado”

Segundo o Coordenador Técnico de Comestíveis Gelados da Alibra, Marcus Lima, a empresa dispõe de um conjunto de soluções para sorvetes light e utiliza essa estratégia para vencer as principais dificuldades do mercado de sorvetes.

“A Alibra utiliza matérias-primas na fabricação dos sorvetes light que possibilitam o mesmo overrun, estrutura suave e cremosidade dos comuns, rompendo a dificuldade técnica. Também integramos as matérias-primas em um mix, reduzindo a necessidade de estoque e facilitando a gestão logística dos suprimentos, outra dificuldade geralmente encontrada na produção dos sorvetes lights”, explica.

Brigadeiro Gourmet Light - o produto foi apresentado pela Alibra nos últimos eventos que a empresa esteve presente, como na Feira Food Ingredients 2014, visando conciliaras demandas por saudabilidade com a razão clássica de consumo de sorvetes: sorvete, mesmo light, precisa ser indulgente.

“Durante a feira a aceitação do produto foi excelente, provando que indústria pode transformar o seu pensamento com relação aos produtos lights. Além disso, seupreço de venda é mais alto, possibilitando maiores margens de lucratividade aos varejistas. Não podemos deixar de tentar enfatizar que temos um outro potencial: o target de pessoas que sofrem com a diabetes”, finaliza Lima.

A Alibra

Há mais de 15 anos, a Alibra Ingredientes, empresa 100% nacional, iniciou suas operações na Região Metropolitana de Campinas, SP, e dois anos depois se expandiu para Marechal Cândido Rondon, PR, onde foi instalada uma moderna fábrica que conta hoje com quatro torres de secagem de última geração.

A empresa atende segmentos distintos, tais como: Indústrias de Alimentos - fornecimento de ingredientes; Supermercados e atacadistas e montadoras de cestas básicas - fornecimento de compostos lácteos, achocolatados, farinha láctea e cereais em pó; Food Service - fornecimento de ingredientes para o mercado de Alimentação Fora do Lar.

Em 2015 a Alibra conquistou o 131º lugar no ranking da Revista Exame das pequenas e médias empresas que registraram as mais altas taxas de expansão em receita. O estudo foi realizado pela Delloite Auditoria nos anos de 2012, 2013 e 2014.

A Alibra, que é resultado de uma sólida formação técnica dos sócios com know-how adquirido em grandes multinacionais no setor de alimentos, distribui os produtos para todo o território nacional. Além de exportar para mais de 20 países, participa também das principais feiras e rodadas de negócios nacionais e internacionais do setor. Somando a matriz e a filial, atualmente a Alibra gera 270 empregos diretos.

Seguir

SEGS NO SEU IDIOMA::