Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Franquias tiram trabalhadores da informalidade

Muitos profissionais que trabalhavam como autônomos sem carteira assinada, encontram nas redes de franquias a oportunidade da estabilidade no emprego

Profissionais autônomos de várias áreas têm saído da informalidade com as franquias. A pesquisa da consultoria Rizzo Franchise aponta que, só no ano passado, mais de 103 mil novas vagas de emprego foram abertas pelas franquias - um crescimento de 4,4% em relação a 2014. Hoje, em todo o Brasil, todas as franquias juntas geram mais de 2,4 milhões de empregos estáveis.

Ana Claudia Pereira Salviato é podóloga há 7 anos, mas sempre trabalhou como manicure e pedicure em salões de beleza, onde era comissionada ou atendendo nas casas de clientes, onde era paga pelos seus serviços de maneira autônoma. Mas foi na franquia Doctor Feet, de cuidados preventivos e corretivos para os pés, que ela encontrou a estabilidade que tanto almejava. "Sou registrada e hoje me sinto muito mais segura com os benefícios que o sistema de CLT proporciona. Na minha profissão é muito difícil ser contratada desta forma, a maioria não tem um salário fixo", comenta ela.

Na rede de franquias de pizzarias delivery Dídio Pizza, o mesmo acontece com a contratação dos entregadores motorizados. A maioria ou fazia bicos ou trabalhava em empresas de motoboys, mas assim que são aprovados e treinados pela franqueadora, passam a ter carteira assinada e uma série de benefícios. É o caso de Carlos Olegário, entregador de pizzas, que comprou uma moto e começou a procurar trabalho como motoboy. Na primeira pizzaria em que conseguiu emprego não foi registrado. "Eles sempre diziam que iriam nos registrar, mas isso nunca aconteceu", conta. E assim foi por mais quatro pizzarias em diferentes bairros de São Paulo. "Em Uma delas, nem o RG me pediram. Vi um anúncio em que uma pizzaria na Liberdade buscava entregadores e fui lá para me oferecer. Chegando lá nem documento me pediram! Só perguntaram se eu sabia usar a máquina de cartão de crédito e débito e disseram que eu podia começar. Trabalhava das 18h às 2am todos os dias", explica. Desde fevereiro deste ano, Carlos trabalha na Dídio Pizza e afirma que sua vida mudou: "fui contratado, mas iniciei o trabalho somente após apresentar todos meus documentos, comprovante de pontuação na habilitação, documentação da minha moto, exame médico admissional e receber o regulamento interno da empresa com todas as regras, o que é ou não permitido e, em seguida, recebi todo treinamento e orientações para saber como me portar no trânsito e com os clientes. Além da carteira assinada, temos plano de saúde, seguro de vida e escala de trabalho organizada com folgas. Estou feliz demais!", comemora.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.