Brasil, 29 de Setembro de 2016

Fábrica de Esteio da Votorantim Cimentos dá sequência a ações do projeto “Engaja”

Aproximação com a Secretaria de Vigilância em Saúde, com o Ministério Público e monitoramento de gases da fábrica estão entre as ações previstas

A unidade de Esteio da Votorantim Cimentos, na região metropolitana de Porto Alegre, está preparando novas ações sociais e ambientais para contribuir com a qualidade de vida dos moradores da região, dando sequência ao projeto “Engaja”. O canal foi criado pela equipe de Responsabilidade Social da empresa para aprimorar o diálogo com moradores, comerciantes e autoridades municipais.

Além do mapeamento de novos atores locais e da aproximação com a Secretaria de Vigilância em Saúde, haverá novas mensurações mensais de intensidade do indicador de monitoramento de emissões fugitivas (poeira) da fábrica de cimento.

Para julho e novembro, estão previstas rodas de conversa sobre as ações acordadas entre a Votorantim Cimentos e o Ministério Público, iniciativas internas com vistas e incremento de gestão de emissões fugitivas, e sobre planos para o site do “Engaja”.

Continuam em atividade o movimento de conscientização ambiental, envolvendo colaboradores e caminhoneiros da unidade, a aproximação de representantes da fábrica da Votorantim Cimentos nas reuniões e eventos da ACISE (Associação Comercial e Industrial de Serviços de Esteio), além da aproximação institucional em rodas de conversas em prol da comunidade de Esteio, com atendimento das solicitações cabíveis vindas dos moradores da região.

Sobre o “Engaja”

O projeto “Engaja” busca contribuir para uma boa comunicação com os públicos que se relacionam com a Votorantim Cimentos. O Comitê de Responsabilidade Social de Esteio elencou as principais frentes de atuação: relacionamento com as comunidades de entorno das fábricas, órgãos ambientais e maior participação em fóruns e conselhos municipais.

“O projeto ‘Engaja’ fez um trabalho inicial de diagnóstico com algumas lideranças locais de cada bairro ao redor da unidade, além de órgãos ambientais e outras entidades. Queremos avançar cada vez mais no relacionamento com a comunidade e com o poder público”, explica Giovani Abreu de Souza, gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em Esteio.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish