Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

DuPont recomenda manejo de resistência no uso do Ciantraniliprole para controle de pragas

  • Escrito por  DuPont Brasil Proteção de Cultivos
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Companhia difunde orientações a campo para preservar a suscetibilidade dos insetos-pragas ao ingrediente ativo de última geração, registrado recentemente

Ao mesmo tempo que surge como uma solução para controle da mosca-branca em 30 culturas agrícolas brasileiras, além da broca-do-café, do bicho-mineiro-do-café e de outras pragas importantes, a tecnologia de última geração do inseticida Ciantraniliprole, da DuPont, que é comercializado com a marca Benevia®, necessita ser preservada pelos próximos anos. Para isso, alerta a companhia, o agricultor deve adotar a prática do manejo de resistência a inseticidas sempre que optar pelo tratamento de lavouras com Benevia®.

Após vários anos de pesquisas e elevados investimentos em seu desenvolvimento, Benevia® recebeu recentemente o registro definitivo dos órgãos reguladores.

Trata-se, segundo a DuPont, de um agroquímico revolucionário, com alta potência inseticida, aplicado a baixas doses e seletivo a inimigos naturais de insetos-pragas, entre outros atributos. Benevia® vinha sendo empregado havia dois anos, em caráter emergencial, no controle da broca-do-café, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

O engenheiro agrônomo e pesquisador da DuPont Fábio M. Andrade Silva, presidente no Brasil do Conselho de Ação a Resistência de Inseticidas (IRAC), uma entidade de atuação global, assinala que a causa mais comum para que insetos e pragas adquiram resistência a agroquímicos é o uso frequente e repetido de ingredientes ativos com o mesmo modo de ação.

“Nunca se deve usar, sob nenhuma hipótese, um único inseticida ao longo de toda a safra”, ressalta Fábio Andrade.

Em relação ao emprego de Benevia®, especificamente, o pesquisador enfatiza que o agricultor deve observar atentamente o número máximo de aplicações do produto por cultura, prescrito em bula, bem como iniciar o tratamento somente quando o nível de infestação de sua lavoura assim o exigir.

“O ideal é aplicar Benevia® com o suporte técnico de profissionais capazes de identificar, com precisão, os estágios mais suscetíveis da praga-alvo ao efeito do produto”, diz Fábio Andrade.

Fábio Andrade acrescenta que uma medida importante para o manejo de inseticidas ser bem-sucedido é o agricultor respeitar a chamada janela de aplicação, da ordem de 30 dias. Esse período compreende a transição entre uma geração e outra da praga-alvo. “Duas gerações de uma mesma praga não podem ser submetidas ao ingrediente ativo de um único inseticida, pois esse procedimento potencializa o desenvolvimento da resistência”, complementa o pesquisador.

A eficácia do manejo, informa o pesquisador, passa ainda pela implementação da rotação de inseticidas envolvendo produtos registrados no Brasil, com diferentes modos de ação e eficácia comprovada. Para o especialista, essa medida implica no minucioso monitoramento das espécies de insetos-pragas presentes nas lavouras durante todo o ciclo de uma cultura agrícola.

“O monitoramento é fundamental para orientar a definição do modo de ação dos inseticidas a empregar no controle das diferentes gerações de insetos-pragas, até o final da safra”, conclui Fábio Andrade.

A equipe técnica da DuPont a campo está apta a orientar o agricultor brasileiro quanto às melhores práticas de manejo da evolução da resistência envolvendo o inseticida Benevia® e a linha de produtos da companhia.

Sobre a DuPont

Desde 1802, a DuPont traz ao mundo o melhor da Ciência em forma de produtos, materiais e serviços inovadores. A companhia acredita que por meio da colaboração com clientes, governos, ONGs e líderes de opinião é possível encontrar soluções para os desafios globais, provendo alimentos saudáveis e suficientes para a população mundial, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e protegendo a vida e o meio ambiente.

www.dupontagricola.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish