Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

FPT Industrial incentiva a preservação do meio ambiente com programa de redução no consumo de descartáveis

Idealizado pelo time de meio ambiente, programa mobiliza todos os funcionários da planta de Sete Lagoas, MG. Bons resultados levarão à expansão do projeto para outras unidades da empresa na América Latina.

A adoção de ações simples em favor do meio ambiente e de novas práticas adotadas pela FPT Industrial vem possibilitando a redução de gastos, eliminação de resíduos e diminuição de emissões de carbono, além de tornar as pessoas mais conscientes. Isto vem ocorrendo na unidade industrial da empresa, em Sete Lagoas, MG, onde são implantadas ações de sustentabilidade que fazem a diferença.

A última e bem sucedida ação foi a adoção de um programa de redução no consumo de copos descartáveis. Outras três ações da empresa também voltadas para a sustentabilidade são o Projeto Sementinha, Projeto Ecobolsas e Mobília Ecológica, todos já colocados em prática.

“Iniciar uma mudança de consciência nos colaboradores a partir de cada indivíduo”. Esta foi a ideia do time de meio ambiente, responsável pelo desenvolvimento e implantação do projeto, iniciado em agosto de 2015. O programa foi implantado na unidade fabril de Sete Lagoas (MG), onde vinha sendo registrado um consumo cada vez mais crescente de descartáveis, diariamente. A proposta do programa foi muito simples, incentivando cada colaborador a substituir os descartáveis por garrafas reutilizáveis tipo “squeeze”.

No primeiro mês de implantação do projeto a empresa alcançou a redução de utilização de 17 mil copos. Já no segundo mês a redução foi ainda mais significativa, foram economizados mais 19 mil copos, totalizando uma redução de 36 mil descartáveis só nos primeiros dois meses. Atualmente a fábrica completa nove meses de implantação do projeto e registra uma economia total aproximada de 50% de copos descartáveis em comparação ao que era utilizado inicialmente. O programa impactou todos os funcionários da fábrica.

Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, ressalta a importância de incentivar projetos sustentáveis na organização. “A FPT constantemente busca formas de contribuir com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente por meio de ações simples, mas eficientes. O programa de redução de copos é um exemplo de colaboração e conscientização, que está ao alcance de qualquer pessoa, em qualquer lugar. Nosso objetivo é que as pessoas se conscientizem e adotem essas medidas em seu dia-a-dia, tanto no trabalho como na vida pessoal.” conclui o executivo.

Luciane Diniz Oliveira, auxiliar de logística da FPT Industrial, conta que “a sensação é de total satisfação e orgulho em fazer parte de uma equipe que está sempre buscando formas de demonstrar a consciência ecológica”.

Também integrante da equipe, Samuel Anjos, auxiliar de logística, afirma que “é um orgulho poder alcançar objetivos alinhados com um desenvolvimento sustentável”. Já Talita Rufino da Silva, analista de logística, ressalta a sensação de “orgulho por poder contribuir com programas sustentáveis”.

Ações que fazem a diferença para a empresa, seus colaboradores e comunidade vizinha

A FPT Industrial incentiva seus colaboradores por meio de palestras de conscientização sobre o meio ambiente, bem como por meio da adoção de projetos voltados à sustentabilidade.

O Projeto Sementinha, em andamento na unidade de Sete Lagoas, envolve crianças de 6 a 10 anos de escolas públicas do entorno da fábrica e foca na defesa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, integrando indústria, escolas públicas e comunidade. Em quatro anos de projeto já foram atendidas 450 crianças que plantaram cerca de 450 árvores nativas do cerrado (Pequi, Ipê, Rosa, Jacarandá e Pau-Brasil). O projeto integra todas as iniciativas (Públicas e Privadas) locais da unidade de negócios e o órgão de defesa ao Meio Ambiente de Sete Lagoas.

O Projeto Ecobolsas tem como conceito a logística reversa, ou seja, a destinação de resíduos provenientes dos banners utilizados na comunicação interna da empresa para a confecção de bolsas que, posteriormente, são compradas pela FPT Industrial e distribuídas para os colaboradores e parceiros. Essas bolsas levam a mensagem de que é preciso rever os hábitos cotidianos em relação ao descarte de resíduos e cuidados com o meio ambiente. Em 2015, serão descartados 120 m² de banners que possibilitaram a geração de renda para a equipe de trabalho formada por moradores dos bairros de Santa Lúcia e General Carneiro (Sabará- MG). Com a fabricação de 20 bolsas, por exemplo, 50 m² de banners confeccionados em material plástico deixaram de ser destinados para o aterro sanitário, que leva anos para entrar em decomposição.

O projeto Mobília Ecológica, também tem o objetivo de reduzir a geração de resíduos e promover o desenvolvimento sustentável. Em 2015, a FPT Industrial doou 12 toneladas de madeira para o Rotary Club Caetanópolis, MG. Parte dela foi reutilizada na fabricação de quadros, atualmente utilizados na comunicação interna da FPT, e a outra parte foi utilizada para a fabricação de mobília ecológica, posteriormente doada para escolas da cidade de Caetanópolis. Neste programa, cerca de 40 pessoas já foram beneficiadas.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.