Brasil, 27 de Setembro de 2016

Angela Dannemann, da Fundação Itaú Social, destaca os avanços da segunda versão da Base Nacional Comum Curricular

Na última terça-feira (3), o Ministério da Educação apresentou a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O texto segue em discussão e a versão definitiva deve estar pronta até 24 de junho.

A superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann, destaca os avanços alcançados nesta fase, após consulta pública que contou com 12 milhões de contribuições:

-- a definição na Educação Infantil para três fases do desenvolvimento (0 a 18 meses; 18 meses a 4 anos e de 4 a 6 anos) ao invés de um bloco único de 0 a 6 anos;

-- No Ensino Médio, a reorganização em “unidades do conhecimento” com maior possibilidade de flexibilização, atendendo à demanda dos Estados, além de direcionar para a educação profissional e tecnológica.

-- A nova versão traz avanços para a perspectiva de Educação Integral - ela faz referência aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Este último termo, ausente da versão anterior, incorpora uma nova dimensão, a da formação plena do indivíduo, para além da aprendizagem formal - que contempla tempo, mas também uma maior diversidade de agentes, espaços e conteúdos de aprendizagem, dentro e fora da escola. Nesse sentido, reconhecer e mobilizar os saberes da escola, da família e da comunidade é essencial para alcançar uma educação de qualida‎de.

-- Outro ponto que deve ser destacado é a organização da Base por etapas de ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Vale ressaltar que ainda é necessário aprimorá-la nos seguintes aspectos: maior clareza entre a progressão curricular de uma etapa de ensino para a outra, bem como os alinhamentos entre disciplinas nessa progressão.

-- O aspecto mais relevante e ainda não enfatizado é a construção de um consenso nacional sobre que cidadão queremos formar. Por ainda estar processo de construção, sua próxima fase, com a discussão do documento por estados e municípios, é fundamental. O diálogo com quem vai aplicar a nova Base Nacional é crucial para garantir o sucesso da implementação.

Fundação Itaú Social -- A trajetória da Fundação Itaú Social começa em 1993, quando o Banco Itaú criou o Programa de Ação Comunitária (posteriormente Programa Itaú Social). Sete anos depois, em 2000, o projeto ganhou maior amplitude com a instituição da Fundação Itaú Social, contribuindo com o desafio de garantir educação de qualidade às crianças e jovens das escolas públicas brasileiras.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish