Brasil, 30 de Setembro de 2016

Mães no mercado de trabalho

Atualização, planejamento e capacitação são fundamentais para voltar ao mercado

No mês que se comemora o “Dia das Mães”, a Leaders Outplacement, especializada em Planejamento, Gestão e Transição de Carreiras, realiza relevante trabalho com as mulheres que são mães, trabalhadoras e garantem o seu espaço no mercado de trabalho. Na Leaders, a cada 100 profissionais que recebem o benefício do Outplacement, 30% corresponde a mulheres que são mães e executivas.

De acordo com Astrid Vieira, diretora da Leaders, o posicionamento das mulheres tanto na estrutura familiar como no cenário econômico e mercado de trabalho mudou muito. Hoje em dia, as funções maternas se sobrepõem às atividades profissionais e busca-se uma nova divisão de atividades que inclui a figura masculina em atividades antes voltadas apenas às mulheres. Observa-se uma nova organização familiar, que permite que a profissional desenvolva sua carreira de acordo com seus anseios. “A realidade é outra. Através do esforço feminino, o desenvolvimento e o bom posicionamento no trabalho demonstram para as empresas que as mães são muito bem-vindas ao mercado de trabalho. ”, explica.

A gerente de Outplacement, Cynara Bastos, explica que o coaching é trabalhado na Leaders na perspectiva de carreira: visa levar a profissional a refletir sobre sua trajetória e perfil profissional, traçar novos objetivos, identificar forças e gap´s e assim traçar um plano para a obtenção de maiores e melhores resultados. “Durante o processo de coaching, a profissional pode se beneficiar da oportunidade de desenvolver o autoconhecimento e refletir sobre tudo o que está bom e aquilo que pode melhorar em sua vida profissional/pessoal, dando foco ao que realmente importa para ela”, ressalta.

Segundo o IBGE, de 2003 a 2015, o número de mulheres entre a população desocupada apresentou redução de 37,0%. O número reduziu de 1,4 milhão para 913 mil pessoas.

A participação feminina na população desocupada também apresentou uma queda de 2003 a 2005, passando de 54,6% para 53,4%. Queda que se iniciou desde 2011. Infelizmente, em 2015 as mulheres continuaram maioria entre a população desocupada, exceto nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (49,8%) e Porto Alegre (49,1%).

Currículo

No currículo é imprescindível a presença de dados sobre o estado civil e se a candidata possui ou não filhos. Em um primeiro momento, colocar essas informações pode gerar insegurança, mas se o contratante perceber que a candidata possui independência do núcleo familiar e não possui empecilhos para executar suas tarefas, filhos não atrapalham a contratação.

Sobre a Leaders Outplacement

Uma empresa Upside Group com 20 anos de atuação, especializada em Assessment, Planejamento, Gestão e Transição de Carreiras.

Ampla experiência e grande conhecimento do mercado em seus vários segmentos, possui posição relevante a partir de trabalho personalizado e reconhecido por empresas e profissionais.

Técnicas e metodologias sempre inovadoras, ativo network, trabalho autossustentado é a opção eficaz para empresas em processo de mudança em sua estratégia organizacional e para o executivo que busca um novo lugar no mercado de trabalho.

Pessoa Jurídica: Outplacement, Banco de Currículos, Plano de Preparação para Aposentadoria, Negócio Próprio.

Pessoa Física: Planejamento, Transição e Coaching de Carreira, Assessment, Workshop em Linkedin.

Alguns clientes: Ambev, Coca-Cola, Danone, Drogaria Araújo, Fiat Chrysler Automobiles, Gerdau, Joy Global, Magnesita, Magneti Marelli, Sistema Fiemg, Sotreq, Votorantim.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish