Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasileiro se preocupa mais, porém ainda não sabe lidar com finanças

  • Escrito por  COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Em Goiânia, empresa tem iniciativa pioneira e oferece curso de educação financeira para seus funcionários e colhe resultados positivos junto a equipe

Se há um ponto positivo que pode ser percebido com atual crise econômico pela qual vive o País é a maior preocupação do brasileiro com sua educação financeira, que ainda está longe de ser boa. Pelo menos é o que aponta a última edição do Indicador de Educação Financeira (IndEF), apurado pela Serasa Experian e pelo Ibope Inteligência. Os números divulgados em setembro do ano passado mostram que o item “Conhecimento”, que avalia o entendimento que as pessoas têm sobre conceitos financeiros, como o controle do orçamento, atingiu nota 7,7, o maior dos últimos três anos. Porém, o quesito “Comportamento” que mede as ações financeiras propriamente ditas (se as pessoas gastam mais do que ganham, guardam dinheiro ou planejam o futuro) recebeu a menor nota em três anos: 5,5.

Insônia, mau humor, desânimo, insegurança e estresses são exemplos do que pode sentir quem não consegue administrar suas finanças ou está preocupado com dívidas. Para tentar blindar seus funcionários dos efeitos nocivos da atual crise econômica e ajudar quem, mesmo antes do arroxo econômico, já não sabia lidar bem com suas contas, uma empresa em Goiânia ofereceu ao longo de pouco mais de seis meses um curso de Educação Financeira. O treinamento , que será concluído nesta sexta-feira, 6, abordou vários fundamentos do planejamento financeiro como controle de gastos, como montar um orçamento, o uso de planilhas, planejamento de investimentos e gastos, noções de macroeconomia, como aproveitar produtos financeiros como CDBs, LCIs e LCAs, títulos públicos. Além dos funcionários, o curso foi aberto também a familiares dos colaboradores que já tenham uma vida financeira ativa.

A iniciativa pioneira entre empresas privadas em Goiás trouxe excelentes resultados para empregados e para a própria corporação. “Percebi muitas mudanças. Mas as mais importantes são: o fato de que todos na equipe estão mais tranquilos com essas questões financeiras. Havia gente que tinha dívidas enormes que não tinha a menor noção de como iria começar a resolver o problema; e também a gratidão dos colaboradores em perceber esse investimento que a empresa fez e que é um ganho pessoal que cada um poderá levar por toda a vida e por isso têm se empenhado mais”, afirma Paulo Renato Alves, diretor executivo da Norden^ Arquitetura e dono da ideia de levar o curso para seus funcionários.

Antes do treinamento, o empresário percebeu que os problemas financeiros interferiam no dia a dia da equipe afetando inclusive a concentração, uma ferramenta mental de estrema importância em um escritório de arquitetura. “Eu percebia a angustia de muitos. As vezes a pessoa perdia um tempo pensando como solucionar seus problemas com dívidas. Tinha gente pedia aumento de salário como uma solução para todos problemas financeiros. Funcionários que queriam comprar a casa própria e não sabia como. Então veio a ideia, que inicialmente seria apenas um workshop, mas acabou virando um curso de mais de seis meses e com sessões de acompanhamento individual”, revela Paulo Renato.

Confiança

A arquiteta Suzy de Moraes Alves, 51 anos, que integra a equipe da Norden^, conta que antes de passar pelo treinamento já fazia um controle de suas contas, mas admite que não era algo rigoroso. “Eu fazia um controle, mas não era 100%. Hoje eu uso uma planilha que me dá uma noção exata do que eu posso ou não financeiramente. Aprendi esse controle não pode ser somente com as contas grandes, mas com tudo até com os pequenos gastos do seu dia a dia como um almoço ou um lanche na rua”, afirma.

Suzy avalia que o trinamento lhe trouxe mais do que a capacidade de fazer seu planejamento pessoal. “Acho que o curso me trouxe uma confiança, uma segurança. Eu passei a confiar mais em mim mesmo no meu dia a dia financeiro”, diz.

Procura maior

O economista e educador financeiro, Maurício Vono, responsável pelo treinamento oferecido aos funcionários da Norden^, conta inclusive que o curso de Planejamento Financeiro que oferece teve um aumento significativo ao longo desse período de crise econômica no País. “O curso passou a ter uma procura maior sim, mas acho que isso ocorreu muito mais por uma preocupação com o atual conário da economia do que por uma real necessidade de se ter uma educação financeira. As pessoas passaram a ficar mais alertas e estão buscando uma prevenção para uma possível adversidade futura”, explica o economista.

Mas apesar dessa maior preocupação com o controle das finanças pessoais em virtude da atual crise, Maurício Vono reconhece que o brasileiro ainda tem muito o que trilhar nesse caminho da educação financeira. Segundo ele, apesar do assunto já ser tratado em escolas, ainda falta muita consciência por parte das pessoas. “O brasileiro precisa desenvolver uma nova cultura financeira. Esse cenário até tem mudado ultimamente, mas acho que a passo de formigas. Muita gente acha caro comprar um curso de Educação Financeira, mas não percebe o quanto é caro não ter uma educação financeira”, argumenta.

Sob esse aspecto, o especialista diz que iniciativas como a da Norden^ são válidas para uma reeducação financeira. “A escola é um excelente espaço pois você irá trabalhar toda uma geração. Mas para quem já passou da idade de escola uma oportunidade de se reeducar está nesses cursos oferecidos em empresas ou de forma individual, com a pessoa procurando esse treinamento”, explica.

SERVIÇO

Assunto: Conclusão de curso sobre educação financeira oferecido para colaboradores da Norden^ Arquitetura

Data: sexta-feira, 6 de maio

Horário: às 16 horas

Local: Sede da Norden^ Arquitetura - Avenida T-63 esquina com T-15, nº 1.296, Setor Bueno

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.