Brasil, 28 de Setembro de 2016

Grupo FK-Biotec e CIENTEC firmam parceria para desenvolvimento de insumos nanotecnológicos no Rio Grande do Sul

Um contrato assinado nesta semana irá contribuir para que o Rio Grande do Sul possa se desenvolver como um polo industrial do país de produtos e insumos nanotecnológicos. O acordo assinado entre o Grupo empresarial FK-Biotec SA e a Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC) - fundação pública, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, prevê o desenvolvimento do escalonamento industrial de insumos nanotecnológicos.

Com investimentos globais de R$ 2 milhões de reais, o Grupo FK estima produção inicial, com início ainda no mês de maio, de até 600 litros diários de fragrâncias e óleos essenciais de nanoestruturados. "O objetivo é chegar a 2000 mil litros até o fim do ano", antecipa cientista Fernando Kreutz, pesquisador à frente da Holding de pesquisa.

Segundo Kreutz, o Grupo utilizará a multiplanta tecnológica do CIENTEC, em Cachoerinha-RS, para realização de testes piloto para ampliação da produção em escala industrial do produto Nanovech, que é um odorizador de ambientes com nanogotículas de citronela (Nanocitronela), que já esta disponível nas gôndolas de supermercados em todo o Brasil. Além disto a FK trabalha para o lançamento de uma linha fragrâncias nanoestruturadas da empresa Khala, uma spin out do grupo FK-Biotec, especializada em cosméticos e insumos nanotecnológicos.

Atualmente, a FK trabalha em diversas frentes de pesquisas, através das empresas de biotecnologia e nanotecnologia Neovech, a spin out Khala, e da subsidiária FKx, no Canadá, para vacina anti-câncer. Com essa estrutura, o Grupo passa a contar com 4 laboratórios no Rio Grande do Sul. A CIENTEC foi o berço de criação do Grupo FK, que em 1999 iniciava suas atividades na Incubadora Tecnológica da Cientec.

Estimativas de profissionais que atuam no campo da nanotecnologia é de que o setor pode movimentar no mundo, até 2018, um montante de R$ 4 trilhões. Dentro desse panorama, o Brasil espera ter 1% de todo esse mercado, o que geraria negócios ao redor de R$ 40 bilhões. O país tem grandes chances de tornar-se um grande líder na área de nanotecnologia. "Esse é o futuro da ciência e do desenvolvimento tecnológico", aposta Kreutz.

Sobre o Grupo FK-Biotec

Ao longo de 15 anos de atuação, o Grupo FK- Biotec é considerado pioneiro no setor de biotecnologia do Brasil. Está à frente de importantes projetos, como da vacina anticâncer, dos testes imunodiagnósticos, nanocosméticos, biofármacos e, também do lançamento do primeiro larvicida biológico do país para uso doméstico o BIOVECH.

Na divisão de imonodiagnósticos, tem pesquisas em andamento para detecção de ZIKA e outras doenças infecciosas e autoimunes.

O Grupo FK atua com pesquisadores próprios e através de parcerias com universidades de todo o Brasil, como HC/USP, UNB, PUCRS, UFRGS e Feevale. Conta ainda com o apoio do Finep, CNPQ e Capes.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish