Brasil, 25 de Setembro de 2016

Lançamento: livro destaca a importância da comunicação para projetos sustentáveis

• Escrito por  InformaMídia Comunicação
  • Publicado em Demais

Projeto que nasceu como tese de doutorado na ECA/ USP propõe um novo paradigma para a comunicação em licenciamentos ambientais

A editora Difusão acaba de publicar um livro inédito com o título "Planejamento Estratégico de Comunicação para o Licenciamento Ambiental", de autoria de Backer Ribeiro Fernandes. O texto é baseado em sua tese de doutorado, defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sob orientação da professora e diretora da ECA, Margarida Kunsch. O livro propõe um novo paradigma na comunicação para os licenciamentos ambientais e defende a exigência de um plano de comunicação que compreenda os interesses dos empreendedores, do governo e da sociedade.

A publicação chama atenção, pois busca compreender os conceitos que nortearam o planejamento da comunicação nos diferentes EIA´s (Estudos de Impacto Ambiental) e RIMA´s (Relatórios de Impacto ao Meio Ambiente) pesquisados, e avalia se, de fato, a comunicação promoveu a participação da sociedade no processo de licenciamento ambiental. Para isso, o autor desenvolveu uma pesquisa intensa para saber se os planos ou programas de comunicação puderam garantir a troca de informações e a participação da sociedade nos debates conforme prevê a legislação ambiental. O tema se mostra relevante e atual, principalmente, devido as recentes discussões trazidas pelo Senado, Câmara e CONAMA, com propostas de alterações nas leis que impactam o licenciamento ambiental e sustentabilidade no Brasil.

Nos primeiros capítulos, o livro busca conceituar, refletir e avaliar o universo do licenciamento ambiental, bem como situar a comunicação como fator fundamental para garantir e engajar a sociedade na promoção da sustentabilidade de empreendimentos que impactam o meio ambiente. Em seguida, apresenta a pesquisa de maneira didática, por meio da análise dos planos e programas de comunicação contidos nos EIA´s e Rima´s desenvolvidos em São Paulo entre os anos de 1987 a 2011, perfazendo um total de 25 anos desde a implantação do processo pelo governo estadual.

Os capítulos seguintes fazem algumas considerações e apresentam os resultados das pesquisas. É um ponto de destaque, pois mostram que não há um eixo norteador para a elaboração dos planos e que cada empreendedor os faz à sua maneira. Segundo Backer, os resultados revelaram deficiências nos processos de comunicação. “Em geral, os planos não deram conta do tamanho dos empreendimentos, bem como do alcance de seus impactos”, afirma. “A comunicação assumiu um caráter meramente informativo e de divulgação de mensagens do interesse dos empreendedores, provavelmente atendendo só as determinações legais de informar e tornar públicas as informações”, completa.

Diante de todo este contexto, ao final do livro, o professor propõe um plano de comunicação ancorado em três etapas: 1 - diagnóstico sobre o empreendimento e o contexto que o cerca; 2 - planejamento das estratégias e ações; 3 - gestão estratégica da comunicação na sua implementação e controle. Backer defende que a comunicação deve iniciar ao mesmo tempo em que se iniciam os demais estudos para o EIA/RIMA. “É preciso dialogar com a sociedade e ouvir suas propostas, debater ideias que possam melhorar o empreendimento, saber exatamente onde mitigar e compensar os danos ambientais. Ouvir algumas lideranças e técnicos locais trazem boas soluções que muitas vezes os profissionais contratados não conseguem perceber. É uma consultoria gratuita”, afirma.

Segundo a professora Margarida Kunsch, o livro apresentou uma questão inédita no contexto das audiências públicas, que foi discutir o papel da comunicação frente aos desafios da sustentabilidade nos empreendimentos de infraestrutura em São Paulo. “É preciso um planejamento estratégico da comunicação para que o licenciamento ambiental cumpra seus objetivos de tornar público os projetos, de garantir o debate, a informação e a participação do público para que manifeste suas opiniões”, defende.

Além das audiências públicas no final do processo, é importante a realização de fóruns democráticos que garantam a participação da sociedade. Segundo o professor, “nem todos os interessados conseguem participar das audiências no dia, local e horário estabelecidos pelo órgão licenciador. Mesmo com toda a tecnologia de comunicação digital e online disponível ela ainda é pouco utilizada para esse propósito, o que mostra que esse formato está obsoleto e não garante a participação da sociedade como determina a legislação”. O livro termina com uma proposta de planejamento de comunicação que possa servir de referência e orientação para os estudos ambientais de futuros empreendimentos no Estado de São Paulo.

Os desafios agora são levar conceitos para a prática. Para isso, Backer criou o Instituto Communità, um braço social da empresa Communità Comunicação Socioambiental, na qual ele é um dos sócios fundadores e atual diretor. O instituto desenvolve diversas ações de capacitação para promover o conhecimento sobre temas socioambientais, seja por meio de coorientações a estudantes e pesquisadores, seja realizando palestras gratuitas nas universidades, dentre outras atividades. Ele também é membro do Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCOM) da ECA/USP, criado pela Profa. Margarida Kunsch, que reúne pesquisadores para discutir as correlações entre os processos de comunicação e a sustentabilidade, além de acompanhar processos e políticas públicas que estão em andamento sobre essa temática.

Um evento de lançamento será realizado em 30 de maio, na Livraria da Vila (unidade Fradique Coutinho), das 19h às 21h30, para celebrar a publicação do livro e reunir pessoas interessadas para realizar um bate-papo sobre o tema. Ao final será servido um coquetel para os participantes.

Estarão presentes a Prof.ª Margarida (ECA/USP), Eliel Cardoso (EMTU) e Dra. Tatiana Barreto Serra (Ministério Público do Estado de São Paulo), e é claro, o autor, Prof.º Dr. Backer Ribeiro.

Serviço:

Lançamento do livro: Planejamento Estratégico de Comunicação para o Licenciamento Ambiental

Local: Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho, 915 (12 min. do metrô Fradique Coutinho)

Data: 30/05/2016

Horário: 19h às 21h30

Realização: Communità Comunicação Socioambiental

Apoio: ECA/USP, SustenCOM, Conrerp 2ª Região, ABRP, Aberje, Livraria da Vila

Sobre a Communità Comunicação Socioambiental:

www.communita.com.br / Facebook / Linkedin

/ (11) 4262 0607

A Communità Comunicação Socioambiental surgiu em 2005 e é especializada no planejamento e gestão de ações estratégicas de comunicação e relacionamento com comunidades e outros públicos de interesse. A empresa oferece o serviço de diagnóstico socioambiental que atua no levantamento de informações sobre comunidades, lideranças e suas interações a fim de viabilizar - ambientalmente e socialmente - a implantação de novos projetos e empreendimentos. Além disso, realiza um completo planejamento e gestão de ações de comunicação para informar o empreendimento aos diferentes públicos, fortalecendo a opinião pública, promovendo relações de confiança e incorporando valor à imagem e reputação dos seus clientes. A Communità atua ainda em processos de licenciamento ambiental e desapropriação, assessorando a população impactada e minimizando conflitos, além de oferecer programas de relacionamento com comunidades por meio de projetos socioeducativos.

Entre os principais clientes estão empresas como EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, com o VLT da Baixada Santista, construtoras como Equipav, Estacon, Andrade Gutierrez, CR Almeida, Queiroz Galvão, em obras do Metrô, além de CNEN/IPEN, DERSA e Embrapa. Por meio de um trabalho ético e responsável, a Communità confere através de seus projetos um grande adicional de valor a seus clientes, os quais contam com o trabalho de uma equipe profissional altamente qualificada.

Seguir

SEGS NO SEU IDIOMA::