Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Byafra e a Pop Camerata em show no Teatro da UFF

Reduto de grandes artistas, Niterói está sempre exportando talentos, que vão atrás de novas experiências e retornam com a bagagem carregada. É o caso do cantor Byafra. O niteroiense, que nunca abandonou sua cidade natal, contempla seus conterrâneos com uma belíssima compilação de gêneros ao lado da Pop Camerata da UFRJ no próximo dia 11 de maio, no Teatro da UFF, em Icaraí, Niterói. A apresentação traz uma mistura especial: o cantor se apresenta acompanhado por dois violinos, viola, violoncelo, flauta, saxofone e dois pianistas.

Com essa união de instrumentos clássicos, Byafra interpretará composições românticas que marcaram sua carreira, como “Sonho de Ícaro”, “Helena” e “Vinho Antigo”. O niteroiense vai resgatar também clássicos de outros artistas, entre eles Chico Buarque, com “Todo Sentimento”, Simone, com “Jura Secreta”, Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle, com “Se eu não te amasse tanto assim”, famosa na voz de Ivete Sangalo, e até canções internacionais, dos Beatles “Something” e “The long winding road”, além de algumas inéditas, fruto da pareceria de Byafra com o maestro, arranjador e professor da UFRJ, Jorge Armando Nunes. “As músicas populares ficam com um sabor de música erudita e eu, como gosto dos dois lados musicais, me delicio com o resultado”, diz Byafra.

Os sucessos que farão parte da apresentação no Teatro da UFF também podem ser encontrados no novo projeto do cantor: seu primeiro CD ao vivo, que conta com 13 canções consagradas da carreira do cantor, lançado no ano passado.

O início de sua carreira foi marcado pelo lançamento do Primeira Nuvem, em 1979, de onde saiu a canção Helena, composição dele com o também niteroiense Luiz Eduardo Farah, a primeira de muitas que entrou para a trilha sonora da teledramaturgia, na novela Marron Glacê, da Globo. Depois dela, Byafra emplacou mais oito sucessos na telinha, entre eles Seu Nome, em A Gata Comeu, Machuca e Faz Feliz, em Barriga de Aluguel, e Fantasia Real, em Mulheres de Areia. Essas produções de sucesso rendeu para o cantor mais de três mil cópias vendidas, além de três discos de ouro de dois de platina. Mas até hoje Byafra trabalha muito para continuar colhendo os louros de seu trabalho: “Quando comecei, não existia pirataria e as gravadoras investiam nos artistas, mesmo assim corri o Brasil inteiro vendendo o meu peixe. Os radialistas gostaram de mim e uma música do primeiro disco entrou numa novela da Globo. Depois foi aumentar o trabalho e me esmerar nos shows”, revela.

Um pouco de história

Foi com a banda O Circo que Byafra se lançou no meio artístico, em meados dos anos 70. A experiência que adquiriu como integrante do grupo, no qual era o vocalista principal, foram fundamentais para dar a guinada na sua carreira de cantor: Antes de pensar em se apresentar com O Circo, Byafra já havia adotado, mesmo que sem querer, seu nome artístico, com o qual se tornou conhecido no universo da música: “Eu era muito magrinho no tempo em que estudava no Centro Educacional de Niterói, dava pra ver o coração batendo. Por isso o apelido pegou e me acompanha pela vida toda. Só minha mãe ainda me chama Maurício”, conta aos risos.

De cantor a educador, Byafra agora engatou num projeto em parceria com a professora Selma Abreu, no qual oferece oficinas de criação em escolas públicas do Rio, onde ensina música e poesia. O trabalho fez parte do curso de Licenciatura em Educação Artística concluido na UniRio.

Paralelo ao projeto, o cantor segue sua agenda ao lado da Pop Camerata, que é formada por Igor Levy (flauta), Leonardo Fantini (violino), Josué Real (violino), Carlo Eduardo (viola), Jorge Armando (violoncelo), Breno Hirata (Sax soprano e alto) e Eduardo Henrique e Gustavo Ballesteros (piano). Os arranjos e supervisão musical fica por conta do Jorge Armando Nunes.

SERVICO:

BYAFRA E A POP CAMERATA DA UFRJ – EM CONCERTO

DATA: 11/05 (quarta)

LOCAL: Teatro da UFF

ENDEREÇO: Rua Miguel de Frias, 9 –Icaraí / Niterói

HORÁRIO: 21 horas

CIDADE / ESTADO: Niterói, Rio de Janeiro

INGRESSOS: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia)

INFORMAÇÕES: (21) 3674-7525

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.