Brasil, 29 de Setembro de 2016

Janguiê Diniz assume presidência da ABMES

Fundador do Grupo Ser Educacional estará no comando da Instituição a partir do dia 03 de maio para o triênio 2016-2019

O empresário José Janguiê Bezerra Diniz assume o cargo de novo presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a mais importante associação representativa do Ensino Superior Particular do Brasil. A posse acontece no próximo dia 03 de maio, em Brasília, sede da Instituição e contará com a presença de mantenedores de instituições de ensino superior particular de todo o país, além de personalidades da educação, política e economia nacional.

Mestre e Doutor em Direito, Janguiê fundou o Grupo Ser Educacional em 2003, junto com a Faculdade Maurício de Nassau, hoje UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau. No currículo, ele carrega, entre outros cargos, o de professor de Direito da UFPE, Juiz Federal do Trabalho e Procurador do Ministério Público da União por quase 20 anos. Nos últimos 12 anos, Janguiê fez parte da diretoria da ABMES: primeiro como conselheiro fiscal e depois como o terceiro vice-presidente por três mandatos.

A chapa que assume o triênio da ABMES é composta também pelos vice-presidentes Daniel Faccini, da Anima Educação; Celso Niskier, do Centro Universitário UniCarioca; e Débora Brettas, do Instituto Faceb Educação; além de mais 27 representantes de mantenedoras. O grupo conta com o apoio de Gabriel Mário Rodrigues, presidente da Instituição por 12 anos e um dos nomes mais influentes no setor de educação superior particular do Brasil. “Durante todos esses anos, trabalhamos para construir uma ABMES forte e que representasse o setor da educação superior particular. Deixo a presidência da ABMES com a certeza de que o novo presidente irá trabalhar para crescermos ainda mais”, comenta Rodrigues.

A ABMES, que representa todas as instituições de ensino superior particular do Brasil, tem, atualmente, como associadas, cerca de 500 mantenedoras. Entre as propostas da nova diretoria está a defesa firme e combativa dos direitos e interesses de todas as mantenedoras do Brasil, e a de superar este número até o final do mandato. “Queremos expandir a ABMES e fazê-la ser ainda mais forte. Iremos buscar mais associados e ser ainda mais presentes e firmes nas discussões com o poder público, e em especial com o Ministério da Educação, para beneficiar o setor particular e por via de consequência o ensino particular de qualidade. Tudo de importante que a ABMES conquistou ao longo de sua história será mantido além de lutarmos para ampliarmos as conquistas. É extremamente gratificante representar a maior associação de ensino superior particular do país”, assevera Janguiê.

Durante o período de campanha, Janguiê apresentou aos associados 15 propostas de trabalho para a ABMES, entre elas a de descentralizar a Associação através da criação da ABMES regional sul, sudeste, norte, nordeste e centro-oeste, em parceria com entidades associativas ou sindicais locais. “Todas as propostas foram pensadas e avaliadas de acordo com a necessidade de cada um de nós, mantenedores e associados da ABMES, sempre com intuito de corroborar com o objetivo principal da associação de defender e lutar pelos direitos e interesses legítimos das instituições particulares de ensino superior do país”, completa.

Entre os desafios do novo cargo, Janguiê ressalta que é preciso promover a união do setor. “O ensino superior particular representa mais de 75% das matrículas do ensino superior no Brasil e a maior parte das instituições existentes tem até 3 mil alunos. Elas são essenciais e imprescindíveis para o desenvolvimento do Brasil, pois um País para sair de um estágio de subdesenvolvimento para desenvolvimento, só através da educação, desde a básica à superior. As IES particulares estão fazendo a sua parte. Entretanto, as IES pequenas sofrem, principalmente, com regras que as igualam às maiores instituições do país. Uma das nossas propostas é trabalhar exatamente nesse contexto, de lutar para que as elas sejam tratadas e avaliadas levando em consideração a regionalidade e especificidade”, finaliza.

Sobre a ABMES

Criada em 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior abrange cerca de 500 mantenedoras e mais de 1.000 instituições de ensino superior (IES) particulares, dentre universidades, centros universitários, centros de educação tecnológica, faculdades e institutos, distribuídas em todo o território nacional.

A ABMES figura, atualmente, como instrumento catalisador dos debates sobre temas educacionais e tornou-se referência em estudos sobre o ensino superior para elaboração de políticas para setor.

A entidade desempenha papel de destaque, com o apoio de seu corpo técnico e de consultores, na pesquisa e na elaboração de documentos que fundamentam propostas a serem encaminhadas aos órgãos governamentais, principalmente aquelas referentes aos processos de autorização, credenciamento, regulação e avaliação de cursos e de instituições. Tem como missão ajudar a promover a autonomia e a independência das IES.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish