Brasil, 30 de Setembro de 2016

Democrart traz obras de arte acessíveis para todos os públicos

• Escrito por  Index Estratégias de Comunicação
  • Publicado em Demais

Empresa trabalha com o conceito de vendas de ‘múltiplos’

Arte acessível para todos os públicos e venda baseada no conceito de múltiplos são os principais propósitos da Democrart e de seu fundador, Bruno Rampazzo. Fundada em 2010 no mercado online, a empresa inaugurou no final de 2015 sua primeira galeria física, localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1325, principal endereço de lojas de decoração de São Paulo. Focado principalmente nos segmentos de arte, fotografia em edição limitada, a aposta da Democrart é democratizar a arte, permitir a aquisição de uma peça que poderia ser adquirida apenas em grandes coleções através dessa compra de séries exclusivas e limitadas de obras de arte, numeradas e assinadas. Dessa maneira, preza-se pela qualidade do material, protegendo os direitos dos artistas – este é o sentido de múltiplo.

Com um investimento de 400 mil reais para a abertura de sua primeira loja, a empresa acredita que o mercado de artes amadureceu muito nos últimos cinco anos no Brasil e deve seguir a tendência dos mercados nos Estados Unidos e Europa, nos quais a arte acessível cresce em torno de dez vezes mais que o mercado de arte convencional. Além disso, o mercado de decoração está em constante crescimento, principalmente após o boom imobiliário que ocorreu no Brasil nos últimos anos. Segundo Bruno, o mercado de consumo está passado por ajustes, o que pode acabar beneficiando a Democrart, uma vez que a troca por produtos mais acessíveis faz com que os consumidores migrem para um modelo de negócio mais justo e transparente. O modelo de negócio conta com o mega investidor, Kees Kollen, fundador da Booking.com e referência mundial no segmento de mercado online.

Em relação aos artistas selecionados para participar, há um time de curadores renomados, sempre com novos convidados, que atua em diferentes segmentos e busca trazer novidades todos os meses, com diferentes olhares para a arte. Entre os escolhidos estão: Dalmau, Isabelle Tuchband, Gustavo Rosa, Newton Mesquita, 8 Coletivo, o cubano Mabel Poblet, o português Jorge Maia e grandes nomes do Graffite, como Vermelho e Binho Ribeiro.

Todos os meses há lançamentos na galeria, com preços que variam de R$ 490 a R$ 9 mil. As peças têm tamanho variado, podendo ser em pinturas, com impressão em tela de algodão, semelhantes a um quadro, ou fotografias impressas em papel algodão ou fotográfico, ainda com a possibilidade do acabamento em metacrilato. Além disso, todas as obras são de fabricação própria, para que seja preservado o padrão de qualidade da empresa, o padrão museu. A entrega das obras é feita em até 10 dias úteis, para todo o Brasil e exterior e já podem ser compradas emolduradas.

A projeção para 2016 é investir 2,5 milhões com perspectiva de faturamento de 8 milhões, o dobro de 2015. A Democrart entende que é um caminho natural expandir o modelo de galerias físicas por meio de franquias e que a empresa é bastante escalável e de fácil internacionalização. Já há, em planejamento para ser lançado no final de 2015, uma plataforma multi-idiomas em inglês e espanhol, além de cinco franquias da marca, onde serão selecionados candidatos que atendam o perfil para representar a marca.

Democrart

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1325, Jardins - São Paulo - SP