Brasil, 30 de Setembro de 2016

Formação inovadora no Brasil - Residência em Farmácia Industrial

Inédito no Brasil, o Programa de Residência Farmacêutica na área de Farmácia Industrial trata-se de uma parceria público-privada, coordenada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) junto com a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, localizada em Toledo (PR) e que oferecerá a modalidade de residência para profissionais graduados em Farmácia.

O Programa constitui em uma pós-graduação sob a forma de especialização lato sensu e se caracteriza por treinamento em serviço. De acordo com a diretora do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas e coordenadora do curso de Farmácia da Unioeste, Nereida Mello da Rosa Gioppo, a residência foi criada para enriquecer e fortalecer a área de ciências farmacêuticas. “Contamos com o apoio da Prati-Donaduzzi que abriu as portas para a especialização dos alunos, viabilizando a realização de projetos de pesquisa. Este Programa tem grande impacto científico e social para a comunidade acadêmica regional e nacional”, enfatiza.

A criação de um curso de Residência em Farmácia Industrial, onde a Universidade passa a atuar juntamente com a Indústria na formação de pessoas geradoras de conhecimento, favorece a construção conjunta de um modelo de educação e um planejamento de ações que potencializará a formação de profissionais qualificados para atuação estratégica e assertiva consagrando a região oeste do Paraná como Pólo de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Social.

Para o diretor-presidente da Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni, a iniciativa reforça a posição da empresa em apoiar a educação, a produção científica e a inovação. “A Prati-Donaduzzi acredita fortemente em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Valorizamos parcerias que sejam benéficas para a saúde da população, que caracterizem práticas inovadoras para processos, serviços e especialmente para desenvolvimento de pessoas geradoras de conhecimento”, destaca.

O modelo educacional de Residência em Farmácia Industrial contempla a inserção do aluno na indústria, durante o curso, favorecendo a sedimentação do conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento focado em suas habilidades e competências.

Maffissoni destaca a necessidade de formar profissionais alinhados com as necessidade do mercado farmacêutico. “Durante dois anos os participantes serão capacitados através das competências teóricas fornecidas pela Unioeste e da vivência prática na Prati-Donaduzzi. Dessa forma, formaremos profissionais que certamente contribuirão para processos inovadores em favor da saúde da população”, acrescenta Eder.

Inscrições

Inicialmente serão abertas cinco vagas na modalidade de oferta continuada, todas serão contempladas com bolsa/remuneração. A duração do Programa é de dois anos e a carga horária semanal do residente será de 60 horas, sendo 48 horas de treinamento prático nas instalações da Prati-Donaduzzi, uma das mais modernas do país, nas áreas de Produção, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Controle de Qualidade, e 12 horas de aulas teóricas.

O Programa é aberto a profissionais com graduação em farmácia de todo o país e o período de inscrições acontece das 17h do dia 08 de janeiro de 2016 às 17h do dia 29 de janeiro de 2016. Para consultar o Edital e inscrever-se na Seleção Pública, o interessado deverá acessar o site http://www.unioeste.br/residencias. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200,00 e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 29 de janeiro de 2016, exclusivamente nas agências da Caixa Econômica Federal ou nas Casas Lotéricas.

O egresso residente em Farmácia Industrial é um profissional qualificado, com preparação acadêmica de nível superior, que possui um elevado nível de competências não só para a pesquisa e desenvolvimento de formulações, fabricação de medicamentos, atuação em controle e garantia de qualidade, mas sobretudo para o gerenciamento de diferentes atividades no âmbito industrial da cadeia produtiva de medicamentos. As atividades de gestão de projetos realizadas durante o curso garantem a este profissional as competências necessárias para gerir o desenvolvimento e implantação de ideias inovadoras contribuindo para a sustentabilidade do negócio farmacêutico onde estiver inserido profissionalmente.

Sobre a Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é uma universidade regional formada por cinco Campi, localizados nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. A Unioeste, como instituição pública, gratuita e multicampi, tem como missão produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional, comprometendo-se com a justiça, a democracia, a cidadania e a responsabilidade social.

Sobre a Prati-Donaduzzi
A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica especializada no desenvolvimento e produção e líder na venda de medicamentos genéricos, é a primeira no país a comercializar os medicamentos fracionáveis. Com sede em Toledo, oeste do Paraná, tem mais de 4 mil colaboradores.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish