Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como transformar um projeto de aplicativo em um negócio de sucesso?

Especialista dá dicas para quem deseja tirar a ideia do papel e colocar um aplicativo no mercado

A praticidade proporcionada pelos aplicativos é inquestionável. Por meio da tela dos smartphones e tablets é possível acessar um universo de opções desenvolvidas para facilitar a vida dos usuários. Hoje, atividades cotidianas como consultar o saldo bancário, pedir comida ou chamar um táxi podem ser realizadas com toda comodidade de onde for mais conveniente para o público. Tal tecnologia criou um novo segmento na economia e motivou empreendedores a tirarem suas ideias do papel. Porém, como ir do conceito ao produto e transformar um projeto de aplicativo em um negócio real?

Para Danilo Brizola, supervisor do curso Criação de Aplicativos do Centro Europeu, o primeiro passo é desenvolver um plano de negócios. “Existem aplicativos que são apenas legais e não tem nenhum modelo de negócios por trás e isso pode comprometer todo o ciclo de vida desse aplicativo. Uma dica chave é focar no usuário, realizar entrevistas, pesquisas e focus-group, e resolver um problema real dele. Com isso, o modelo de negócios irá fluir naturalmente”, ressalta. O especialista ainda alerta que um dos erros mais comuns de quem está entrando neste mercado é acreditar que somente disponibilizar o aplicativo em lojas específicas já é garantia de retorno do investimento. “Isso não é verdade, um aplicativo necessita de tempo para maturar e precisa ser aprimorado para sempre atender ao público-alvo”, detalha.

Curitiba é exemplo de cidade que investe no segmento e de onde surgem inúmeros apps que fazem sucesso em todo o Brasil. Diversas universidades e polos educacionais da capital oferecem formação e capacitação em cursos de tecnologia, o que pode ser uma opção para quem deseja colocar um projeto em prática. Além disso, diante de um mercado que projeta movimentar US$ 77 bilhões em 2017, a tendência é que mais serviços migrem para essas plataformas aumentando a demanda por especialistas e expandindo as oportunidades para os desenvolvedores.

Brizola aponta a área de saúde como uma aposta promissora para o segmento, nicho já explorado pelo Docway, aplicativo em funcionamento em diversas cidades brasileiras, que permite agendamento de consultas e atendimento médico a domicílio. Desenvolvido na capital paranaense, o Docway é exemplo de app que identificou uma necessidade e ofereceu solução para um problema específico do público. “Para fazer parte desta economia bilionária e colocar um app multiplataforma (iOS e Android) no mercado, é necessário um investimento médio inicial de 60 a 80 mil reais. Por esse motivo, é necessário definirmos um plano de negócios muito bem definido e com metas que devem ser atingidas”, completa o especialista.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish