Brasil, 29 de Setembro de 2016

Inovação tem mais a ver com a cultura do que com dinheiro, diz VP do Conselho de Administração da Brasilata

Acaba de ser publicado na revista mundial The Canmaker o artigo “Innovation has more to do with culture than money” , de autoria de Antonio Carlos Teixeira Álvares, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais – SINIEM, acionista e vice-presidente do Conselho de Administração da Brasilata e professor de Inovação da FGV-EAESP.

Na revista técnica especializada em embalagens metálicas que circula no mercado internacional, Teixeira destaca a importância do “meio inovador interno” para estimular a criatividade de todas as pessoas em todas as áreas da organização. O autor afirma que a geração de ideias em todos os níveis hierárquicos dentro das empresas é o fator mais determinante para obter soluções inovadoras, especialmente nas indústrias maduras.

No artigo, Teixeira comenta que o conceito da cultura interna da inovação foi analisado em profundidade no livro “Idea Driven Organisation”, lançado em 2014 nos Estados Unidos, onde se tornou um best seller .A edição brasileira Organização Guiada por Ideias, da editora M.Books, está no mercado desde novembro de 2015. Escrito pelos professores norte- americanos Alan Robinson e Dean Schroeder, o livro registra mais de 60 casos de empresas, em diversos países e ramos de atividade, a maioria pertencente a setores maduros da economia (têxtil, móveis, hospitais e outros), que conseguiram gerar elevado número de inovações por meio de sistemas internos de sugestões.

“O setor de latas de aço é um setor maduro, uma vez que a invenção da embalagem metálica remonta há mais de 200 anos. Entretanto, mesmo embalagens tradicionais podem ofertar soluções inovadoras ao mercado. Prova disso é o vidro, mais antigo do que a lata, e que continua a manter seu dinamismo. Quanto à ideia de que investir em inovação seja difícil para empresas de setores maduros por envolver elevados recursos com laboratórios e cientistas, trata-se de um grande engano. Inovação é muito mais uma questão de cultura interna da empresa”, assinala Teixeira.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish