Brasil, 24 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Governo de SP lança edital para internet sem fio no AcessaSP

  • Escrito por  Assessoria de Comunicação – Diretoria de Serviços ao Cidadão
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Mais 300 postos do programa de inclusão digital do Estado de São Paulo vão ter conexão pela rede Wi-Fi

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão (STSC), lançou um novo projeto no âmbito do programa de inclusão digital AcessaSP. O edital do Wi-Fi tem por objetivo ampliar o acesso à internet por meio das redes sem fio, instalando equipamentos em mais 300 unidades do AcessaSP neste ano.

Em funcionamento desde o ano 2000, o AcessaSP oferece gratuitamente computadores e conexão a internet para a população. Dos 849 postos em funcionamento atualmente, 174 têm rede Wi-Fi, além da conexão fixa. O número de usuários da rede sem fio mais que dobrou no ano passado: em 2014, foram 648 mil atendimentos por meio do Wi-Fi, número que saltou para 1,6 milhão em 2015. Considerando os atendimentos feitos também pela rede fixa, os postos do AcessaSP fizeram, no ano passado, cerca de 6,5 milhões de atendimentos.

Os postos do AcessaSP foram criados pelo governo para atender a população que não tem acesso a internet. As pesquisas sobre o uso da Internet no Brasil têm mostrado que essa necessidade ainda existe, apesar dos avanços deste serviço em todo o país. De acordo com a análise do suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014, entre os brasileiros com renda domiciliar mensal per capita de até ¼ de salário mínimo, apenas 28,8% têm acesso à rede. É principalmente para esse público que o governo mantém um programa de inclusão com a capilaridade do AcessaSP.

“Os dados mostram que ainda existe uma parcela da sociedade excluída digitalmente. Por isso, estamos reformulando a política do programa para inovar – tanto nas tecnologias como nos serviços”, observa Cibele Franzese, da Subsecretaria de Tecnologia. Com a rede sem fio os usuários do AcessaSP poderão se conectar à Web usando também seus dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks. Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) indicam que o Brasil terminou fevereiro com 258,1 milhões de celulares.

As 849 unidades em funcionamento no território do Estado de São Paulo cobrem 589 municípios, 43 deles em zona rural. O AcessaSP funciona em parceria com as prefeituras e com outros órgãos governamentais, como Poupatempo, CIC, EMTU, CPTM, Bom Prato e Itesp.

No edital do Wi-Fi, a contrapartida das prefeituras é apoiar e incentivar o monitor do posto do AcessaSP a desenvolver um projeto, voltado para a comunidade local, para potencializar o uso daquela unidade. Serão benvindas iniciativas inovadoras de Tecnologias da Informação e Comunicação, como desenvolvimento de software livre, aplicativos e cultura hacker.

A Rede de Projetos, criada para incentivar usuários e monitores a aproveitarem a infraestrutura dos postos para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico da população, reúne mais de 2 mil projetos – para conhecer algumas dessas iniciativas acesse http://rede.acessasp.sp.gov.br/og.

Mais informações sobre o edital estão disponíveis no endereço http://www.acessa.sp.gov.br/acessasemfio/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar

Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese Afrikaans Albanian Arabic Armenian Azerbaijani Basque Belarusian Bengali Bosnian Bulgarian Catalan Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician Georgian German Greek Haitian Creole Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Khmer Korean Lao Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Mongolian Nepali Norwegian Persian Polish Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Somali Spanish Swahili Swedish Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Welsh Yiddish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.