Brasil, 1 de Outubro de 2016

Dê amor! Sua vida vai mudar

Até nos tornarmos independentes, a maioria de nós leva a vida muito absorvida em si mesma. Buscamos receber o máximo possível de apoio e amor das pessoas que nos rodeiam, enquanto nos preparamos para a vida adulta. Mesmo quando ingressamos na faculdade, ainda continuamos pensando somente em nosso crescimento. Isso não é tão ruim assim – afinal de contas, as crianças precisam receber cuidados para crescerem saudáveis e felizes. Nossas oportunidades de saldar essas dívidas de amor começam de fato na idade adulta, quando nos tornamos membros efetivos da sociedade.

“Todo dia, podemos decidir dar algo aos outros, como forma de agradecimento e retribuição pelo amor que nos foi oferecido ao longo da vida”, ensina o mestre japonês Ryuho Okawa, em seu livro Convite à Felicidade* (IRH Press do Brasil). Tente transformar cada dia em uma nova experiência de entregar mais amor do que costuma cobrar. “O amor que damos é diferente daquele que recebemos”, alerta Okawa. “Um amor generoso, não egoísta, um amor altruísta, provavelmente irá inspirá-lo a dar dinheiro e presentes a alguém que você ama. Mas, se você estiver tentando prender a outra pessoa a você, na verdade estará cobrando esse amor da outra pessoa. É por isso que o amor desaparece quando esperamos algo em troca, pois não se trata de amor de verdade. O verdadeiro amor é desprendido, incondicional, deixa as pessoas livres.”

Ainda nas palavras de Okawa, “o amor não é apenas um sentimento abstrato; o amor é também ação”. Ao final de cada dia, faça uma reflexão para saber se foi amoroso e prestativo como poderia ter sido. Às vezes, os desafios da vida cotidiana podem exigir o toda a nossa dedicação; por isso, podemos passar dias inteiros, semanas ou mais tempo ainda preocupados apenas com nossa própria vida. Assim, vamos agora mudar o nosso foco, deixando de pensar apenas em nós, no nosso orgulho, na nossa autoadmiração e autopreservação, e reservar um momento para refletir sobre o que fomos capazes de fazer pelos outros hoje, nesta semana, neste mês, neste ano. Encare sempre seu dia como se fosse o último, vivendo na plenitude do amor. Dê amor! Sua vida vai mudar.

O livro Convite à Felicidade (IRH Press do Brasil), de Ryuho Okawa, é um guia de como praticar a meditação. Para cada um dos sete temas propostos (uma mente calma; seu eu verdadeiro; dificuldades e fracassos; gratidão; perdão; uma vida alegre; e sonhos e metas), você pode fazer o download de uma música de meditação no site www.irhpress.com.br. Okawa tem um objetivo simples: ajudar as pessoas a encontrar a verdadeira felicidade e a criar um mundo melhor. Seus mais de 2.000 livros publicados, traduzidos para 28 idiomas, já venderam mais de 100 milhões de exemplares.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish