Brasil, 29 de Setembro de 2016

Harmony Empreendimentos Imobiliários é pioneira na adoção do BIM da Autodesk em Fortaleza

Empresa que atua em todo o Nordeste chega a economizar 50% de tempo em suas contruções usando BIM

A Harmony Empreendimentos Imobiliários, presente no mercado há 15 anos, inovou ao ser a primeira empresa do setor a adotar a metologia BIM (Building Information Modeling) em Fortaleza. Esta metodologia, que une hardware, software e profissionais treinados para alinhar todos os detalhes de um projeto é tida como revolucionária uma vez que permite total gerenciamento da obra desde seu projeto à construção. Para tornar isso possível a incorporadora contou com ajuda da tecnologia e suporte da Autodesk, empresa líder mundial em software 3D.

A implantação do BIM começou cerca de cinco anos atrás quando uma equipe foi destacada para aprender esse novo jeito de pensar em projetos e implantá-los. Mas por conta do pouco engajamento do ecossistema a implantação da metodologia levou algum tempo para ser assimilada. “Trabalhavamos com tentativa e erro, pois havia muita disparidade entre aplicações de conceito de gerenciamento de projeto entre o projeto e a obra em si”, afirma Alberto Napoleão, coordenador de projeto da Harmony.

Para facilitar este processo a Harmony contou com o apoio da Autodesk. “Mais que fornecedora de tecnologia, a Autodesk nos apoiou com treinamento e suporte técnico, que foram essenciais para formarmos um corpo de funcionários destacados para o desafio de implantar o BIM como padrão na Harmony”, afirma Napoleão.

Os resultados logo vieram: se no primeiro empreendimento feito em BIM o ganho foi de 10%, com a evolução do uso da metologia os ganhos aumentaram dramaticamente. Hoje a empresa dimensiona que economiza 50% de tempo no projeto e tem 70% a menos de retrabalho, pois a precisão de informações aumenta e a comunicação com o ecossistema melhora.

“Na prática, é possível usar modelos gerados em BIM para explicar a um leigo detalhes do projeto e assim agilizar aprovações, por exemplo”, afirma o coordenador. Segundo ele, esta etapa era uma das principais fontes de retrabalho.

Hoje a Harmony usa a Building Design Suite da Autodesk que permite projetar e renderizar detalhes do projeto. Além disso, o uso dos recursos da Autodesk na nuvem permite que haja compartilhamento em tempo real do desenvolvimento do projeto. Significa que toda vez que há uma alteração no projeto, todos os profissionais envolvidos - arquitetos, engenheiros, projetistas entre outros - recebem a atualização.

Para a Harmony a utilização de tecnologia para uma melhora efetiva nos processos de construção é mais que um diferencial competitivo, mas uma certeza de entregar o produto de melhor qualidade para o cliente final. O próximo passo será utilizar toda a informação gerada em BIM para manutenção e gerenciamento dos empreendimentos prontos.

“Notamos que o mercado de arquitetura e construção local está cada vez mais maduro no que diz respeito à utilização de tecnologia”, afirma Marcio Reis Pinto, head de marketing da Autodesk Brasil. “Com isso não só nossos clientes podem ser beneficiados, mas toda a cadeia da indústria de construção não só no Nordeste, mas no Brasil todo”, conclui.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish