Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Manejo de Percevejos: O grande desafio dos produtores rurais

Por Adriano Roland, gerente de inseticidas da FMC

Na agricultura tudo é movimento. Plantas, pragas, doenças se movimentam em busca do equilíbrio que, dentro de um ambiente tropical, é constantemente desafiado. Tudo é forçado ao extremo. Quando se realiza a análise do que vem acontecendo com o manejo de percevejos, percebe-se o quanto uma série de fatos interfere nesse movimento e, infelizmente, a reação ocorre somente quando a situação chega a um ponto máximo e afeta diretamente o sucesso do produtor rural.

Partindo do princípio que o Brasil é um país tropical e com pragas que se adaptam rapidamente devido à diversidade de culturas que podem servir de hospedeiros, podem-se destacar três mudanças que ocorreram nos últimos cinco anos que favoreceram fortemente o percevejo. A suspensão do registro de produtos que eram usados como base para o manejo do percevejo (metamidofós e endossulfam) ocasionou a substituição por produtos com um perfil técnico diferente, mas que foram utilizados da mesma maneira. Adicionalmente a isso, e talvez o principal ponto desta equação, é o fato de que o manejo do percevejo se concentrou em apenas dois modos de ação. O segundo grande movimento foi a mudança do perfil de produtos no controle de lagartas usado na fase vegetativa. O crescimento de inseticidas específicos para lagartas, como IGR’s e diamidas, fez com que o controle do percevejo não tivesse nenhum impacto na fase vegetativa devido à especificidade destes produtos para o controle de lagartas.

Voltando ao ambiente tropical e o perfil da praga com vários hospedeiros e culturas alvo, novamente ela foi favorecida pelo terceiro e último movimento (até agora). A entrada e o rápido desenvolvimento da biotecnologia (soja intacta) mudou profundamente o manejo de lagartas na cultura da soja, seja pelo menor número de aplicações ou mesmo pelo perfil de produtos utilizados na soja durante a sua fase vegetativa. Aqui vale uma análise rápida que resume o que ocorreu com estes três movimentos: houve uma forte mudança no ambiente e no manejo de pragas importantes dentro da cultura, incluindo o percevejo. Conectado a isso, os agricultores continuaram a fazer o controle de percevejos da mesma forma que faziam antes de todas essas mudanças, ou seja, fazendo o controle de percevejo, somente no reprodutivo da soja.

Para encontrar o caminho novamente, precisa-se voltar ao básico e fazer algumas perguntas: Como estão ocorrendo às aplicações, no que diz respeito à quantidade de percevejos? Será que não está havendo postura e nifas no final do reprodutivo? Por quê? O monitoramento, quando acontece, é feito desde a fase vegetativa? Se existe o monitoramento até o final ciclo da soja, por que há danos no grão ou na semente nas últimas duas semanas antes da colheita? Se tudo isso é pura conversa, por que o percevejo está se tornando o grande desafio dos produtores rurais, seja na sua produtividade ou mesmo na qualidade das sementes que estão a sua disposição?

É neste momento que entra a FMC. Com o objetivo de encontrar alternativas para o sucesso do agronegócio, a empresa percebeu esta situação e desenvolveu um manejo que está intimamente ligado ao momento da praga, à situação da cultura da soja como negócio e aos desejos do produtor rural de proteger o seu investimento e ter uma atividade segura para si e para o meio ambiente.

O Domínio FMC no controle de Percevejo contempla mais que os produtos Mustang, Hero e Talisman, pois traz um posicionamento 100% conectado com o cenário atual. Um produto para cada momento da cultura e com o movimento da praga, que confere proteção da produtividade e mais sementes de qualidade. O Mustang é único no controle de percevejo na dessecação de plantio, também é vital para os produtores de semente e para os que fazem a safrinha de milho ou o plantio de trigo recomendado para aplicações na pré colheita; o Hero é um produto com knockdown diferenciado que diminui a população de percevejo no final da fase vegetativa e início da reprodutiva, deixando o ambiente melhor para o sucesso do manejo na fase reprodutiva; o Talisman, na fase reprodutiva, possui excelente efeito de choque e ação eficaz no controle de ninfas, é um produto completo.

Esse é o intuito da FMC, estar junto com os produtores, atenta aos desafios atuais e disposta a Fazer muito mais pelo campo.

Sobre a FMC

Por mais de um século, a FMC tem servido os mercados industriais e de consumo agrícolas globais com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. Em 2015, a empresa adquiriu a Cheminova e, no mesmo ano, totalizou uma receita de aproximadamente US$ 3,3 bilhões. A FMC emprega aproximadamente 6 mil pessoas em todo o mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC saúde e nutrição e FMC de lítio. Para mais informações, visite www.fmc.com

Há mais de quatro décadas no Brasil, a FMC Agricultural Solutions, uma das tradicionais e principais empresas de agronegócio do País, investe em soluções tecnológicas inovadoras e customizadas com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras. É pioneira em produtos para algodão, líder em cana, com tecnologias para grãos, café, H&F, florestas plantadas, pastagem e outras culturas. O foco da empresa está em antecipar e estar sempre pronta em atender as necessidades dos clientes com amplo portfólio, serviços e orientações de especialistas que proporcionam conveniência no dia a dia do produtor e garantia de crescimento do seu negócio, por meio de atuação responsável no campo. A missão da companhia é contribuir com o desenvolvimento da produtividade, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. www.fmcagricola.com.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.