Brasil, 27 de Setembro de 2016

Agrishow 2016: Embrapa apresentará chip que reduz até 50% o tempo de melhoramento genético de eucalipto

• Escrito por  Mecânica de Comunicação
  • Publicado em Demais

Instituição também levará um irrigador solar automático que dispensa o uso de eletricidade e ainda pode ser feito com materiais reutilizados

Uma nova tecnologia capaz de reduzir em até 50% o tempo gasto no melhoramento genético de eucalipto será apresentada na Agrishow 2016 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a ser promovida de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, por meio da sua área de recursos genéticos e de biotecnologia. Trata-se de um chip, denominado EucHIP60k, que permite a análise simultânea de 60 mil marcadores distribuídos por todo o genoma da planta e que tem elevado potencial de aplicação no setor florestal de vários países, pois foi desenvolvida com base nas 10 espécies de eucalipto mais utilizadas em nível mundial.

O chip oferece como vantagem principal ao setor produtivo florestal a possibilidade de reduzir o tempo utilizado no melhoramento genético, que atualmente varia de 9 a 18 anos, para 6 a 9 anos, o que também impacta a redução de custos. Essa redução no tempo é possível pelo fato de o chip permitir ao produtor plantar apenas espécies selecionadas com as características que ele procura e que podem estar relacionadas à produtividade, crescimento, tolerância à seca e resistência a doenças, entre inúmeras outras. Com isso, o produtor consegue pular várias etapas no processo de melhoria genética.

A inovação é resultado de um projeto financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e foi desenvolvido a partir de dados de sequenciamento de 240 árvores de 12 espécies de eucalipto. O critério para a seleção dos 60 mil marcadores foi, principalmente, a sua distribuição homogêneas ao longo de todo o genoma da planta. O conhecimento sobre genômica que levou ao desenvolvimento do chip é fruto de mais de uma década de trabalho do pesquisador Dario Grattapaglia em prol do melhoramento genético do eucalipto.

De acordo com o pesquisador, o que mais motiva os cientistas na busca de resultados em prol do setor florestal é a pujança desse setor no Brasil, uma vez que o eucalipto, como matéria-prima da indústria responde hoje por 2% do PIB e figura entre os principais produtos na pauta de exportação com uma contribuição de US$ 6 bilhões por ano e geração de mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos.

Irrigador solar

Além da inovação na área de genética, a Embrapa Instrumentação apresentará na Agrishow 2016 uma série de soluções tecnológicas. Uma delas é um irrigador solar automático que dispensa o uso de eletricidade e ainda pode ser feito com materiais reutilizados. Desenvolvido pelo físico Washington Luiz de Barros Melo, o equipamento poderá ajudar pequenos produtores e jardineiros amadores a manter seus canteiros irrigados automaticamente pelo método de gotejamento. Para tanto, utiliza um princípio simples da termodinâmica, a de que o ar se expande quando aquecido.

As principais vantagens do irrigador caseiro são: não necessitar de fotocélulas; dispensar o uso de eletricidade, que é substituída pela luz solar e se valer do sistema de gotejamento que evita o desperdício de recursos. Além disso, é possível ser construído com objetos que seriam descartados, como garrafas e recipientes de plástico a um custo de apenas R$ 20,00.

Ainda na área de irrigação será apresentado um conjunto de sensores que são capazes de garantir maior economia de água no campo. Eles identificam quando a planta necessita de água e acionam, automaticamente, o sistema de gotejamento, evitando irrigação desnecessária, excesso ou falta de água. São dois tipos de sensores, produzidos em diferentes formatos, adaptados a diferentes necessidades e com custo baixo.

Os instrumentos podem ser usados em todo tipo de cultura, indicam a quantidade de água no solo e podem ser adaptados a todas as regiões do país. Outra vantagem é que os sensores são eficazes em períodos de chuvas e em épocas de estiagem, não necessitando de nenhuma fonte de energia.

A Agrishow 2016 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.

Mais informações:

AGRISHOW 2016 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 25 a 29 de abril de 2016

Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)

www.agrishow.com.br

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions.

Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish